Feb
22
21 de fevereiro de 2017 - 18:08

Governo-de-sao-paulo-testa-bot-para-agendamento-de-servicos-do-poupatempo-televendas-cobranca

Está no ar há 33 dias, em caráter de teste, o chatbot do Poupatempo, serviço do governo de São Paulo para a emissão de documentos, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, dentre outros. O Poupinha, como foi batizado, está disponível para conversar no Facebook Messenger ou no portal do Poupatempo na Internet. Nesse primeiro mês de funcionamento, atendeu em média 5,3 mil pessoas por dia, realizou 53 mil agendamentos e trocou 2,4 milhões de mensagens.

O usuário pode escrever livremente os serviços que deseja agendar ou ser guiado pelas opções oferecidas pelo bot ao longo do bate-papo. Por enquanto o Poupinha é capaz de agendar serviços relacionados a RG, CNH, veículos, antecedentes criminais, carteira de trabalho, cadastro de emprego e seguro desemprego em qualquer uma das 72 unidades do Poupatempo no estado de São Paulo.

O objetivo do chatbot é reduzir as filas no Poupatempo. Embora haja outros canais para agendamento, como o próprio portal, um aplicativo móvel e o disque Poupatempo, metade dos solicitantes vão diretamente aos postos de atendimento sem o agendamento prévio e acabam esperando mais do que o necessário.

Para conversar com o Poupinha, acesse www.facebook.com/poupinhaSP ou procure pelo link no canto inferior direito do portal do Poupatempo.

Nama

O Poupinha foi desenvolvido pela start-up paulista Nama, usando o seu sistema chamado Nama Artificial Intelligence Language (NAIL), que utiliza técnicas de inteligência artificial e deep learning para aperfeiçoar a compreensão do bot ao longo do tempo, melhorando as conversas com os cidadãos. A Nama foi uma das empresas selecionadas no edital Pitch Gov, realizado pelo estado de São Paulo em 2015, na busca por soluções inovadoras para serviços ao cidadão.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: