Sep
04
03 de setembro de 2017 - 14:06

Salvador-vai-ganhar-6-mil-vagas-de-telemarketing-metade-delas-ate-2018-televendas-cobranca

Por: Priscila Natividade

Porta de entrada no mercado de trabalho, o setor de telemarketing está em momento de expansão em Salvador. A Atento, uma das maiores empresas do segmento, vai abrir 3 mil novos postos de trabalho no período de um ano. Mais 3 mil vagas devem ser abertas por outras empresas, segundo estimativas da prefeitura, que lançou, no mês passado, o Programa Salvador 360º, que entre outras metas pretende transformar a capital baiana em um grande polo de operação de call centeres.

Entre os benefícios para as companhias, a prefeitura irá oferecer isenção de 50% de IPTU por 36 meses, desde que gerem mais de 500 postos, e reduzir o Imposto sobre Serviço (ISS) de 5% para 2%.

A prefeitura também vai preparar jovens que queiram atuar nesse mercado. “Estamos na fase final do projeto da Escola Municipal de Formação Profissional para Teleatendentes. Esperamos que, entre novembro e dezembro, as empresas comecem o encaminhamento para a contratação”, fala o secretário de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Guilherme Bellintani.

Primeiro emprego

Segundo o presidente da Atento Brasil, Mário Câmara, este ano, até junho, a empresa contratou, em todo o Brasil, 3.083 mil profissionais com o perfil primeiro emprego. No ano passado, o volume de contratação em todo o país foi acima de 15 mil. Os interessados podem enviar um e-mail para atento@recrutamento.com.br, ou entrar em contato com a área de recrutamento por meio dos canais digitais da empresa@atentorecrutamento. “Apostamos nesses jovens e oferecemos todo o treinamento que ele necessita. Com isso, conquistamos profissionais motivados e dispostos a investir no seu crescimento”, diz.

O consultor de relacionamento Paulo Batista está há mais de 10 anos na área. Quando tinha 22 iniciou a carreira como operador.

Logo que surgiu uma seleção interna, Paulo se candidatou e foi promovido para consultor de pessoa jurídica. O próximo passo é a supervisão.  “Com essa promoção eu consegui dobrar o meu salário. É preciso ser comunicativo, cortês e ter muita paciência para ouvir e entender o problema do outro, se não vai ser difícil passar de 30 dias trabalhando com telemarketing”, comenta.

Para sair na frente, assim como Paulo, a dica é elaborar um bom currículo e apostar em qualificação. A recomendação é da analista de Recursos Humanos Laiane Araújo. “O ideal é buscar mais qualificação e elaborar um currículo focado na área que pretende atuar, informando como pode colaborar com a empresa”, aconselha.

Conquiste sua vaga

Características interpessoais: O candidato deve ter, acima de tudo, vontade de aprender e disposição para interagir com pessoas, seja por telefone ou por canais digitais. Por isso é importante que sejam pessoas com desenvoltura no relacionamento interpessoal.

Habilidades: Ainda que não seja necessário experiência, a atividade profissional exige bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação.

No dia a dia: Quem aceita trabalhar com teleatendimento precisa ter paciência para ouvir e capacidade de resolver o problema do outro, principalmente por que em diversos casos  o cliente vai ligar  “furioso”. É preciso também ter cortesia, ser solícito, manter a calma e não partir para o “bate-boca”. Os temperamentos das pessoas serão os mais diversos.

Currículo profissional: A orientação é elaborar um bom currículo, com dados básicos (nome, escolaridade, data de nascimento, bairro que reside), interesse, objetivo profissional e área que deseja atuar. No campo das experiências, pode citar aquelas que passou, ainda que não tivesse registro em carteira. O diferencial vai ser apostar na qualificação: cite cursos e palestras que tenha participado. Com certeza, isso vai agregar bastante.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: