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21 de fevereiro de 2016 - 14:20

Nivel-de-emprego-no-setor-de-cobranca-apresenta-estabilidade-em-2015-televendas-cobranca

Os postos de trabalho no setor de cobrança se mantiveram estáveis, em 2015, no Brasil, apesar da retração da economia. Segundo dados monitorados pelo Instituto GEOC – que reúne 15 das principais empresas do setor – 97.008 profissionais estavam empregados no setor, em novembro. O número é 0,22% maior do que o mês anterior, ou seja, 211 novas vagas foram abertas. Em janeiro do ano passado eram 96.721 empregados.

O Estado de São Paulo registrou 42.907 ocupações em novembro, contra 42.225 em janeiro de 2015, alta de 1,62% no período. No comparativo com outubro, houve uma leve retração, de 0,08%, com o fechamento de 35 postos de trabalho.

O presidente do Instituto GEOC, Jefferson Frauches Viana, afirma que 2015 foi extremamente desafiador, onde as recuperadoras de crédito tiveram que buscar o equilíbrio necessário para atravessar as inúmeras turbulências e saírem ilesas. “A redução do poder financeiro do consumidor, oriunda da crise política e econômica, refletiu diretamente no índice de recuperação de ativos. Esse fato elevou a inadimplência no mercado, passando o devedor a escolher as prioridades para pagamento. Por outro lado, as instituições financeiras passaram também a reduzir a oferta de crédito, causando o encolhimento do produto de recuperação para as empresas que atuam neste mercado e, consequentemente, ocorreu a redução de faturamento”, analisa.

Todas as associadas do IGEOC sofreram com a paralisação da oferta de crédito no mercado e com o aumento da carga tributária no setor trabalhista, de telefonia e tecnologia. A queda no faturamento foi inevitável. As empresas estão revendo o planejamento para 2016 e criando novas estratégias para vencer a crise. “Com a macroeconomia encolhendo, é natural que todos sofram as consequências. Vivemos um momento de readequação, como todos os setores”.

Jefferson Frauches Viana é otimista. “É na adversidade que temos oportunidades de analisar e reestruturar processos internos, sempre visando a manutenção da qualidade de serviço oferecida ao consumidor e a satisfação dos nossos contratantes. Vamos continuar agindo de forma pontual e assertiva para voltarmos a crescer num futuro próximo”, conclui.

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