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28 de agosto de 2017 - 18:09

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Por: Wilson Souza

A inadimplência possui várias faces, sobretudo em um ambiente de crise como o atual. No início do ano, as despesas tendem a pesar mais no bolso do consumidor, e é exatamente nesse momento em que cobrar alguém se torna uma tarefa árdua. O fato é que não se pode esmorecer e é preciso convencer o cliente inadimplente da importância de se restabelecer o crédito junto às empresas.

Para isso, listamos algumas dicas simples que podem surtir efeitos bastante positivos nas negociações na hora de lidar com clientes inadimplentes:

1- TENHA EMPATIA:

Colocar-se no lugar do cliente inadimplente pode facilitar o ato da cobrança. Alguns deles costumam ser grosseiros ao sentirem-se cobrados e é exatamente essa a circunstância mais crucial da negociação. Ser cortês e claro quanto as condições oferecidas, constitui uma estratégia que costuma ser bastante persuasiva.

2- EXPONHA OS PONTOS POSITIVOS:

A maioria das pessoas devedoras não o fazem por mal. Expor as vantagens que serão recuperadas é uma forma de se atingir positivamente o cliente. Pode ser que numa conversa via telefone, por exemplo, o atendente possa obter um desfecho favorável a todos com a atitude de mostrar tudo o que o cliente em questão poderá ter num futuro, muitas vezes próximo.

 3- TENHA EM MENTE QUE CADA CASO É ÚNICO:

Os históricos dos devedores podem ser bastante parecidos, mas cada pessoa deve por uma determinada situação diferente. Ser flexível implica em não ser extremamente insistente quando se obtém uma resposta negativa. É importante que cada cliente sinta-se importante e único também no momento da cobrança. Massificar o atendimento e as condições de negociação é algo extremamente ineficaz no cenário atual.

4- RETIRE-SE DE FORMA ESTRATÉGICA:

Sabe-se que muitas pessoas agem com agressividade ao serem cobradas, mesmo que o atendente seja extremamente polido. Nesses casos, o ideal é que não se revidem as agressões verbais, afim de que a situação não se complique. É necessário compreender que o respeito mútuo é imprescindível. Melhor se esperar outro momento oportuno, quando o cliente desaforado tenha mais serenidade e possa ver com clareza que a empresa está jogando do mesmo lado que ele.

5- ACOMPANHE O HISTÓRICO DO CLIENTE:

Acompanhar a evolução do cliente inadimplente é de extrema necessidade. O Sistema Acelerato de Help Desk e de Gestão de Projetos pode ajudar em muito na hora de se realizar a cobrança. Cobrar não é uma tarefa das mais fáceis, mas com organização adequada e foco no bom atendimento, é possível colher bons frutos.

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Até a próxima!

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