dez
06
06 de dezembro de 2012 - 0:06 - atualizado às 0:21

SPC-diz-que-41-dos-brasileiros-tem-ou-ja-tiveram-nome-sujo-televendas-cobranca

Um estudo divulgado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 41% dos consumidores brasileiros já foram ou estão impossibilitados de fazer compras a prazo por estarem com o nome “sujo”, a maior parte deles pertencentes às classes C e D .

Segundo o levantamento, embora o número inclua pessoas das classes A e B, o maior percentual de representantes de situações de inadimplência está na faixa da população com renda familiar até R$ 3.825, sendo que 13% do total atualmente têm o nome inserido em serviços de proteção ao crédito.

“Em casos como do cartão de crédito e dos juros do cheque especial, os custos cobrados ao final superam em muito os do principal utilizado”, afirmou o economista do SPC Brasil, Nelson Barrizzelli.

“Um conhecimento efetivo sobre esses juros evitaria que as famílias se tornassem inadimplentes pelo uso inadvertido desses instrumentos de crédito.”

De acordo com a pesquisa, quanto menor a renda, menor o interesse em obter informações sobre o custo das taxas de juros.

Cartões de crédito

O levantamento apontou ainda que 64% das famílias com renda até R$ 3.825 possuem entre um e quatro cartões de crédito. No caso das famílias com renda acima desse limite, o número é de 77%.

“Famílias com poder aquisitivo completamente diferentes têm praticamente o mesmo acesso ao uso de cartões, que atualmente praticam os juros mais altos do mercado”, acrescentou o economista.

Mais cedo nesta quarta-feira, o Banco Central informou que o estoque de crédito no Brasil acelerou em agosto, em 1,2% sobre julho, melhorando a expectativa de expansão desse mercado para 2012. Mesmo assim, a inadimplência continuou não cedendo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: