Nov
16
15 de novembro de 2016 - 18:10

Como-o-rh-de-uma-empresa-deve-lidar-com-o-call-center-internalizado-televendas-cobranca

Com o objetivo de melhorar as operações e atendimento no call center, além de reter na organização os custos com terceiros, muitas empresas têm internalizado canais de atendimento. Essa absorção de serviços e pessoas que caracteriza um call center internalizado aumenta bastante a responsabilidade da área de RH das empresas e tem provocado problemas quando não é planejada juntamente à implantação da tecnologia.

Nas mudanças, estão inclusas a entrada de novos colaboradores em massa, com perfis e expectativas bem diferentes daqueles que trabalhavam em uma empresa fornecedora de serviços de contact center. Por causa disso, a área de recursos humanos precisa encontrar um jeito de formar operadores capacitados e que entendam que a relação com a empresa agora pode ser vista a longo e médio prazo, diferente da realidade de centrais terceirizadas, onde a rotatividade é enorme.

Os desafios e barreiras na contratação desses colaboradores são enormes. Trazer para dentro da empresa profissionais com fama de alto turnover, baixa assiduidade e qualificação ruim exige planejamento e muita atenção do RH.  Para lidar com culturas e valores profissionais bem diferentes, os recursos humanos precisam tomar algumas medidas imprescindíveis, sobre as quais falaremos abaixo.

Integração

O primeiro passo é preparar a empresa para receber esses profissionais. Nessa etapa, a equipe de RH pode deixar clara a vontade de estabelecer um relacionamento duradouro com o funcionário, que certamente veio de uma realidade em que uma central de atendimento era sinônimo de trabalho temporário.

Esses novos colaboradores precisam se sentir parte da empresa. Um tour pelas instalações da organização pode ser um bom começo. Programas para treinamento na função que abordem a importância da integração com outras áreas da empresa e da absorção da cultura organizacional também são recomendados. Para reter colaboradores, apresentar oportunidades de crescimento dentro do call center internalizado também é fundamental.

Aumentar atrativos

Melhorar as condições de trabalho desses profissionais que vêm de centrais de atendimento terceirizadas e deixar clara a oportunidade que eles têm de crescer dentro da empresa são ótimas formas de atrair colaboradores entusiasmados e esforçados. Além disso, é indispensável o reforço de um treinamento específico para incorporar novos conceitos e integrá-los à cultura da empresa. Outros benefícios como parcerias e convênios com academias, salão de beleza, lanchonetes e restaurantes mostra que a empresa está preocupada com o bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários.

Fonte: http://www.teclan.com.br/como-o-rh-de-uma-empresa-deve-lidar-com-o-call-center-internalizado/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: