Mar
05

Consulta CNPJ

por: Afonso Bazolli
fonte: Think Data
04 de março de 2018 - 14:02

Consulta-cnpj-televendas-cobranca-think-data-thinkdata

A consulta CNPJ na Think Data tem como intuito retornar rapidamente as informações cadastrais de uma empresa junto a Receita Federal. CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – este número que é atribuído pela Receita Federal quando da abertura de uma empresa à identifica como uma entidade empresarial no país. Leia o artigo completo e sabia mais!

A consulta de CNPJ tem como intuito retornar rapidamente as informações cadastrais de uma empresa junto a Receita Federal. Esse tipo de informação é obtida via robô, de forma que os dados existentes na Receita Federal do Brasil sejam retornados da forma fidedigna que a mesma é apresenta no site do órgão.

Para as empresas que realizam negócios B2B (Business to Business – De Empresa para Empresa), a utilização da consulta CNPJ é extremamente relevante para os negócios, principalmente pelo volume de empresas novas que são abertas diariamente no Brasil.  Sem informações atualizadas destas empresas, a possibilidade de obtenção de crédito ou geração de novos negócios fica limitada para essas companhias.

Diante da volatilidade de novas empresas que surgem no mercado diariamente, se faz necessário que as atualizações ocorram quase de forma real time, trazendo segurança total nas transações comerciais. Estimasse que o Brasil possua aproximadamente 35 milhões de empresas.

O uso da consulta CNPJ tem como foco possibilitar ações efetivas de cobrança, análise de crédito, identificação de fraude, além de prospecção para a geração de novos negócios. Devido a sua importância, a consulta CNPJ é disponibilizada via Troca de Arquivos (Lote), Web Browser e Web Service. Neste último, a integração ocorre de forma automatizada entre os sistemas, de forma que não se faz necessário nenhuma interação humana para a sua realização. Através da consulta CNPJ é possível obter informações como:

  • Razão Social;
  • Nome Fantasia;
  • Data de Fundação;
  • Situação Cadastral;
  • Porte;
  • Matriz / Filial;
  • Faixa de Quantidade de Funcionários;
  • Telefones Fixos;
  • Telefones Móveis;
  • Endereços;
  • E-mails Corporativos;
  • Probabilidade de Funcionamento;
  • Faturamento Presumido;
  • Atividade Econômica (CNAE – Classificação Nacional de Atividade Econômica);
  • Participação Societária;
  • Situação na Receita Federal;
  • Dentre outras.

Mas o que é o CNPJ?

CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – este número que é atribuído pela Receita Federal quando da abertura de uma empresa à identifica como uma entidade empresarial no país – de forma macro o CNPJ seria o “CPF” de uma empresa, e sem este, uma pessoa não pode ofertar produtos ou serviços no Brasil.

Quais informações são retornadas na consulta do CNPJ à Receita Federal?

Ao realizar a consulta CNPJ, são retornadas diversas informações como: Razão Social, Nome Fantasia, Data de Fundação, Atividade Econômica Principal e Secundárias (CNAE), Situação Cadastral, Quadro Societário (QSA), Endereço, Telefone, etc.

Existe algum formato específico para o CNPJ?

Sim, existe! Por padrão, um CNPJ possui o seguinte formato: 99.999.999/9999-99 (sendo 9 o indicativo de números). Os 8 primeiros números é a identificação única da empresa, os quatro posteriores (após a barra “/”) indicam se aquele documento representa a matriz de uma empresa ou alguma das suas diversas filiais.

Quais os tipos de consulta CNPJ existentes?

São inúmeros as possibilidades de retorno de informações na consulta CNPJ – abaixo os principais retornos por consulta:

Consulta do CNPJ e seus sócios:

Nessa consulta de CNPJ conseguimos disponibilizar as informações da companhia além das pessoas e empresas que fazem parte do quadro societário (além dos respectivos percentuais de participação societário). De posse destes retornos, é possível se obter maiores informações dos sócios, assim como a participação deles em outras empresas.

Consulta CNPJ – Ficha Cadastral

Ao realizar essa consulta, disponibilizamos a sua empresa um detalhamento da ficha cadastral da empresa – nela, retornamos informações como telefones, endereço, atividade econômica (CNAE), natureza jurídica, razão social, nome fantasia, data de fundação, etc.

Consulta CNPJ Nacional

As consultas CNPJ ocorrem em nível nacional – assim, é possível saber a situação das empresas independente do seu porte ou localidade.

Consulta CNPJ Online

As requisições realizadas pela Think Data nas consultas a empresas ocorrem diretamente na Receita Federal (de forma online) – por isso, conseguimos manter uma base de dados extremamente atualizada contendo empresas de todo o Brasil.

Consulta CNPJ Situação Cadastral

Nesta consulta CNPJ é possível ter uma visão atualizada da situação cadastral da empresa na Receita Federal. Através no resultado desta busca, é possível entender se existe algum bloqueio desta instituição que impossibilite a venda ou geração de novos negócios.

Para conhecer melhor sobre a Consulta CNPJ, clique aqui.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: