Mar
08

Enriquecimento Cadastral

por: Afonso Bazolli
fonte: Think Data
07 de março de 2018 - 18:02

Enriquecimento-cadastral-televendas-cobranca-think-data-thinkdata
Introdução: O processo de enriquecimento cadastral tem importância não apenas para as ações de relacionamento com o cliente (com foco em vendas), mas também para a localização de clientes devedores. Através da área de Estratégia e Qualidade, são desenvolvidos projetos personalizados de enriquecimento cadastral, atribuição de documentos e higienização cadastral. Leia o artigo completo e sabia mais!

O que é Enriquecimento Cadastral?

O processo de enriquecimento cadastral tem como foco agregar informações cadastrais extremamente atualizadas às bases de dados das empresas. Hoje, o principal desafio do mercado é manter os dados dos seus clientes atualizados. Por que isso ocorre?

Basicamente a base de dados de uma empresa é formada no momento da venda de algum produto ou serviço – o que ocorre, é que no momento da conquista deste cliente, as empresas não possuem regras claras e processos definidos em relação aos dados a serem obtidos assim como suas políticas de validação das informações. Associado aos pontos citados anteriormente, temos a ação natural da desatualização que ocorre com o tempo – mudança de telefone, endereço, emprego, renda (até óbito) são comumente observadas pelas empresas. Estimasse que aproximadamente 25% dos dados se desatualizam a cada ano – isso significa que a cada 4 anos, toda uma base de dados será perdida!

Quais os impactos diretos da ausência de processos de atualização dos dados cadastrais?

De forma macro o impacto imediato será na redução da geração de negócios. Quando se tem informações atualizadas, obtidas através do processo de enriquecimento cadastral, a empresa consegue conhecer melhor o seu público, criando estratégias mais efetivas para a maximização das suas receitas. Além disso, ofertar (e vender) produtos e serviços para pessoas ou empresas que já tenham sido clientes da sua empresa é muito mais fácil que realizar todo o processo de conquista (do zero).

Importante ressaltar que o processo de enriquecimento cadastral tem importância não apenas para as ações de relacionamento com o cliente (com foco em vendas), mas também para a localização de clientes devedores. Através do processo de atualização da base de dados, as chances de sucesso nas ações de cobrança serão potencializadas – seja pela maior efetividade nos indicadores CPC (Contato com a Pessoa Certa) ou na redução das comunicações de alto custo, como boletos e malas diretas.

Diante da importância do processo de enriquecimento cadastral, recomenda-se que as empresas realizem processos semestrais de revalidação e atualização de suas bases de dados.

Visando auxiliar as empresas na melhora dos seus resultados operacionais e financeiros, disponibilizamos ao mercado soluções personalizadas de acordo com o perfil do negócio da empresa. Através da área de Estratégia e Qualidade, são desenvolvidos projetos personalizados de enriquecimento cadastral, atribuição de documentos e higienização cadastral.

Devido as características do mercado, são disponibilizadas diversas formas de acesso a plataforma de enriquecimento cadastral – a mais utilizada por empresas que possuem grandes volumes é a troca de arquivo (lote). Caso a necessidade seja de uma integração sistêmica, a Think Data disponibiliza um Web Service integrado aos principais motores de crédito do país. Por fim, caso o processo de atualização cadastral ocorra via interação humana, a empresa poderá consultar os CPFs e CNPJs via web browser, sendo que para todos os canais garantimos acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para conhecer melhor sobre Enriquecimento Cadastral, clique aqui.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: