fev
23
23 de fevereiro de 2012 - 0:30

Base-de-Dados-desatualizadas-como-evitar-esta-praga

Na maioria das empresas somos levados por avalanches de demandas, sendo assim, estamos sempre correndo atrás do resultado imediato.

Partindo desse ponto de vista gostaria de propor uma reflexão:

Segundo dados do Serasa, um dos principais Bureaux de Crédito do Brasil, aproximadamente  30% dos cadastros se desatualizam em um ano, portanto os nossos dados para contato sempre tem alguma necessidade de atualização.

Ou seja, se precisarmos ligar para os nossos clientes para oferecer novos produtos ou fazer cobrança, estaremos correndo o risco de não conseguir encontrá-los.

Então, temos a nossa frente duas opções:
1ª opção: ligar para todos os telefones e constatar quais os telefones que estão errados realmente;
2ª opção: fazer uma pré-seleção periódica ou pontual para Skip Tracing (atualização cadastral).

Em ambos os casos temos prós e contras, não existe uma única resposta certa, acredito que existe uma melhor realidade, ou seja, o contexto e o momento de cada empresa.

E agora, gostaria de explanar sobre a 2ª opção, que vai exigir um esforço inicial maior, será necessário fazer um estudo para identificar o perfil do cliente que mais tem esse comportamento, mudança de dados cadastrais em 1 ano.

Com base nos últimos 12 meses de trabalho podemos identificar esse perfil, o mais adequado é selecionar o perfil com base em regressão linear ou arvore de decisão, mas podemos também fazer um estudo mais simples, criando grupos por: produto, região, renda, faixa de atraso etc, ou qualquer outro dado que tenhamos na nossa base.

E em um segundo momento podemos incrementar o modelo agrupando por dados comportamentais também, por exemplo, para uma base de cartão de crédito, clientes que tem 50% dos seus gastos como xx tipo de compra estão dentro do grupo que mais desatualizam o cadastro e assim por diante.

Com base nesses estudos poderemos constatar na nossa base se temos algum grupo que realmente pode ser antecipado no processo de Skip Tracing. E com essa antecipação de envio para Skip economizaremos custos com telecom e pessoas, pois evitamos fazer contato com desconhecidos.

Boa sorte e bom trabalho.

Arnaldo Palma

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: