Nov
14
13 de novembro de 2016 - 14:10

Como-levar-inteligencia-de-marketing-e-bi-para-operacoes-ativas-televendas-cobranca

A inteligência de marketing e BI permite a definição de estratégias e adoção de ações globais de baixo custo e resultados mais efetivos. Grandes empresas não podem se dar ao luxo de errar nas vendas. Trabalham com grande volume de contatos e um pequeno erro pode ser drástico para os resultados. Assim, é preciso montar, de forma estratégica e focada, operações lucrativas. Isso não é novidade para ninguém. No entanto, um cenário cada vez mais comum no Brasil (e bastante popular no exterior) é a terceirização da inteligência de marketing e BI para empresas especializadas.

Inteligência de marketing e BI para empresas especializadas

Neste modelo, as estratégias e ações previstas nas operações ativas são repassadas a uma empresa especialista em inteligência de marketing e BI. A contratante continua com o seu call center (seja interno ou terceirizado) e o seu banco de dados fisicamente instalado no datacenter, mas complementa ações de inteligência de marketing e BI terceirizadas.

Para que o modelo funcione, é importante alinhar objetivos e métricas de acompanhamento e permitir o acesso ao banco de dados, de forma que os resultados possam manter a base atualizada. E quais as principais vantagens para empresas de grande porte em terceirizar esse serviço? Veja a seguir:

1. Viabiliza melhores resultados

Uma operação completa de inteligência de marketing e BI cruza dados e executa ações customizadas de acordo com o perfil dos clientes e objetivos de cada campanha. As regras de relacionamento são mapeadas contemplando diferentes canais de contato e são capazes de proporcionar um relacionamento global com os clientes, aumentando as taxas de conversão. Contar com empresas especialistas com experiência nestes serviços é uma grande ajuda para traçar estratégias e abordagens eficientes por cliente e por canal, reduzindo custos operacionais e alavancando resultados.

2. Desonera custos operacionais e de aquisição de tecnologia

Através da terceirização dos serviços de inteligência em marketing e BI, não há necessidade de aquisição de tecnologia, já que a operação funciona como um SaaS – Software as a Service. Neste modelo, é possível contar com diferentes recursos nas operações ativas, como SMS, e-mail, URA ativa, torpedos de voz, etc. A empresa especialista no serviço traça a melhor estratégia de abordagem e aplica a tecnologia com melhor relação custo x benefício, sem onerar as operações com a necessidade de aquisição de novos recursos. Além disso, pode aplicar também as diferentes tecnologias com o objetivo de reduzir custos operacionais de serviços prestados pela empresa contratante. Como exemplo, podem ser enviados SMSs com lembretes de agendamento de serviços de instalação, avisos de débitos a vencer, etc. Assim, evitam-se deslocamentos, atrasos, e uma série de outras atividades operacionais desnecessárias.

3. Agilidade nas ações e nos resultados

O timming certo para a execução de uma ação estratégica pode ser o diferencial da sua empresa frente à concorrência. Perceber uma necessidade junto ao mercado e rapidamente contatar seu público-alvo gera grandes vantagens competitivas. Contar com uma empresa especialista em inteligência de marketing e BI oferece agilidade ao processo. Sem necessidade de ivestir na aquisição de recursos ou novas integrações, é fácil aplicar diferentes tecnologias e abordagens para obter resultados efetivos. A abordagem global do cliente, em várias mídias, garante agilidade na operação e em seus resultados. Sua equipe pode ter insights interessantes e solicitar a execução pela terceirizada. Da mesma forma, a empresa especialista, com base em sua experiência, pode lhe sugerir ações até então não pensadas pela sua empresa. A alta expertise no negócio é capaz de traçar estratégias extremamente eficientes, com agilidade e custos muito mais baixos do que em operações tradicionais.

Ficou interessado neste modelo? Quer conhecer alguns cases? Entre em contato conosco!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: