Jun
29
28 de junho de 2016 - 18:08

Experiencia-o-diferencial-estrategico-para-o-consumidor-televendas-cobranca

Por: Paula Furlan

Esqueça produtos perenes, qualidade, durabilidade. Na era da obsolescência programada, a experiência é o que realmente se leva do processo de compra.

Transcendemos a era do produto, agora o que vale é a sensação. Cores, aromas. Tratamento diferenciado, tecnologia aliada à conveniência do cliente.

Mas por que devemos privilegiar experiência em vez de produtos?

Porque a maioria das pessoas quer ser feliz e essa é a sua maior busca. Há economistas que pensam que a felicidade é o melhor indicador de saúde social. Portanto, uma das maiores questões da atualidade é: como gastar o seu dinheiro?

Há uma premissa básica que a maioria considera sobre o assunto: um objeto físico dura por mais tempo e pode nos deixar felizes por mais tempo do que uma experiência consideravelmente rápida, como um show ou uma viagem.

Mas, segundo uma pesquisa recente, essa ideia está completamente errada. “Um dos inimigos da felicidade é a adaptação”, afirma o Dr. Thomas Gilovich, professor de psicologia na Cornell University, que estuda a relação entre dinheiro e felicidade há mais de duas décadas. “Compramos coisas que nos fazem felizes, mas apenas por um tempo. Coisas novas são empolgantes no começo, mas depois nos adaptamos a elas”. E elas se tornam normais.

Portanto, o professor sugere que em vez de comprar um iPhone ou uma BMW, você faça uma viagem ou compareça a um evento.

Pensando nisso, a empresa O Melhor da Vida resolveu vender experiências e permitir às empresas que estejam associadas a elas. Desde um passeio de helicóptero pela cidade a jantares, de saltos de paraquedas a ralis a pé, a empresa acredita que isso pode trazer valor ao cliente por meio de experiências únicas.

“Dessa forma, o brand experience se torna uma ferramenta importante para fortalecer a relação das marcas com seus consumidores. Ele gera envolvimento e fixação da marca, satisfação do cliente e reforça a personalidade da marca”, define Jorge Nahas, CEO do site O Melhor da Vida.

Não só personifica a marca na vida do cliente, como essa estratégia de marketing também é capaz de afetar diretamente na satisfação do consumidor com a empresa, definindo sua lealdade e, inclusive, a possibilidade de realizar um boca a boca a favor dela. Afinal, com uma experiência positiva e marcante, o cliente irá divulgar esse bom momento para outras pessoas, tornando-se provavelmente um defensor da marca. “Em muitos casos, isso significa ainda a compra de um produto, mas em outros, pode significar simplesmente saber que a marca existe”, ressalta o executivo. “O cliente que tem uma experiência de marca que considera boa e relevante provavelmente transmitirá isso para mais clientes em potencial.”

Como disse Raashi Bhalla, criativa de estratégia do Pinterest,  “é importante achar formas de garantir que o usuário use todo o cérebro, aliando, por exemplo, de boas histórias a uma boa imagem”.

Nada melhor do que algo que alia sensações e desperta a memória para o que uma marca pode oferecer de melhor: experiências que valem ser contadas e relembradas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: