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10 motivos para implantar um programa de fidelidade!

por: Afonso Bazolli
fonte: Ideia de Marketing
17 de julho de 2017 - 18:03

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Por: Anderson Wenningkamp

Muitas vezes imaginamos que um programa de fidelidade pode resolver os maiores problemas das empresas e estabelecimento pequenos, como carrinhos de cachorro quente, pipoqueiros, restaurantes e sorvetes. Mas, será que um programa de fidelidade pode fazer com que o cliente se torne fiel à empresa/loja?

Um programa de fidelidade pode contribuir para que o cliente tenha a opção e preferência pela marca, concentrando suas ações na marca que mais convém.  Ou seja, incentiva o comportamento do consumidor, mas não resolve todos os problemas financeiros da sua empresa!

Cada programa de fidelidade deve estar alinhado com a estratégia de negócio da empresa.

  • INCENTIVAR os clientes para que eles unifiquem as compras no mesmo lugar (marca) e que use mais os produtos.
  • IDENTIFICAR seus melhores clientes;
  • RETER os clientes por mais tempo;
  • DIFERENCIAR seu negócio dos concorrentes;
  • DIMINUIR o custo de captar clientes;
  • ELIMINAR a questão de descontos na conversa do cliente, afinal quem participa de um programa quer ganhar e não negociar!
  • CONHECER melhor os hábitos dos clientes, pois cada cliente que entregar o cupom preenchido deve inserir pelo menos, nome, e-mail, telefone e aniversário;
  • Ser COMPLEMENTAR aos produtos com a inclusão de serviços.
  • ENGAJAR os usuários do programa para compreender as necessidades dos clientes e interagir melhor no futuro.
  • INCENTIVAR o comportamento com intuito de gerar melhor experiência COM o cliente.

Precisamos pensar que o objetivo do programa deve ser sempre MELHORAR o relacionamento e GERAR valor para o usuário.

Clientes leais, em média, visitam 2 vezes mais, gastam 4 vezes mais e são também os evangelizadores da sua marca.

Essa é a ideia, CONQUISTAR o cliente e CRIAR UM RELACIONAMENTO mais próximo para que ele opte por ser fiel com as vantagens que ele prefere.  A consequência é um ganha-ganha para cliente e para a empresa.

Para o cliente: Um pedido grátis, vantagens, plus, adicionais ou prêmios.

Para a empresa: Diminuição do custo de aquisição, redução de descontos, aumento do fluxo, melhoria na rentabilidade do negócio.

Mas CUIDADO! O maior erro que a empresa pode cometer é criar um programa de fidelidade porque os concorrentes já fazem isso ou para fazer o papel de descontos. Fuja disso.

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