Mar
15

Como utilizar as reclamações a seu favor e fortalecer a marca

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
14 de março de 2017 - 18:07

Como-utilizar-as-reclamacoes-a-seu-favor-e-fortalecer-a-marca-televendas-cobranca

O passo mais importante para sua empresa é entender as reclamações que são feitas. Não basta simplesmente classificá-las, é preciso ir até o ponto que gerou a insatisfação por parte do cliente

Por: Albert Deweik

Receber reclamações é algo inevitável para qualquer empresa. Por mais que todos os esforços sejam feitos para evitar clientes insatisfeitos, é impossível agradar 100% dos consumidores. Porém, com boas estratégias e criatividade, você pode utilizar as críticas como algo positivo para a sua empresa.

Você sabia que a quantidade de clientes que reclamam da sua empresa é muito menor do que aqueles que ficam insatisfeitos, não reclamam e nunca mais voltam a fazer negócio com a empresa? Clientes que reclamam são potenciais que devemos explorar. Se ele reclama, significa que ainda acredita na sua empresa e quer tentar corrigir um processo para continuar sua relação!

O passo mais importante para sua empresa é entender as reclamações que são feitas. Não basta simplesmente classificá-las, é preciso ir até o ponto que gerou a insatisfação por parte do cliente. Se o motivo de reclamação foi troca, o que pode ter acontecido de errado nesse processo? Se o cliente não consegue comprar no site, será um erro de login ou a página não carrega? Quanto mais se entender dos problemas reclamados, mais processos que estejam incomodando o cliente podem ser corrigidos.

Ouça sua equipe de atendimento

Para os atendentes, é sempre muito desagradável lidar com clientes insatisfeitos, já que muitas vezes o tom da reclamação chega a ser até agressivo. Uma pesquisa americana revelou que 36% dos consumidores gritaram com os atendentes e 13% foram xingados durante o processo de atendimento. Não é fácil estar na “linha de frente” no atendimento, mas, ao mesmo tempo, são os atendentes que sabem o que realmente está afetando o seu cliente.

Realizar reuniões periódicas e ouvir o que a sua equipe tem a dizer é uma forma de entender o consumidor e ao mesmo tempo motivar a sua operação. Incentive para que essa troca de informação sempre aconteça, ela pode trazer boas ideias.

Identifique o que o cliente quer

Mas afinal, quando o cliente reclama, o que exatamente ele quer em troca da empresa? Segundo a pesquisa americana NationalCustomerRage, diferentemente do que muitos imaginam, a maioria dos clientes não querem uma compensação financeira em troca. Na verdade, apenas 26% indicaram isso como algo importante para receber da empresa.

A grande maioria dos clientes, 92%, apenas gostaria de um tratamento digno, 76% querem a garantia do seu problema resolvido e, pasmem, 63% querem apenas ser ouvidos!

Muitas vezes soluções simples conseguem trazer o seu cliente de volta, basta começar com um pequeno passo inicial: Escutá-lo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: