Mar
08

Dê uma espiadinha no seu cliente

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
07 de março de 2017 - 18:09

De-uma-espiadinha-no-seu-cliente-televendas-cobranca

Por: Marcelo Tavares

A popularização dos reality shows nas principais emissoras de televisão do Brasil nos anos 2000 consagrou o uso de expressões como “dar uma espiadinha”. Afinal, no período em que vivemos, praticamente tudo se tornou objeto de análise e medição. Na era digital, somente a mensuração garante eficiência nas mais diversas áreas do conhecimento.

Até mesmo o varejo físico pode se aproveitar deste acompanhamento contínuo e obter o retorno desejado, graças ao surgimento de novas tecnologias. O “Monitoramento de Fluxo” de visitantes nos estabelecimentos comerciais é uma delas.

Antigamente, as informações coletadas por vídeo ou sensores não iam além de entregar o número de pessoas que entraram na loja, por exemplo – proporcionando poucos insights para os empresários melhorarem a operação do negócio. Agora, as possibilidades se ampliaram e os profissionais possuem uma série de relatórios detalhados e precisos sobre diversos pontos que envolvem a gestão.

O lojista, por exemplo, consegue mapear hot zones com as áreas mais “quentes” do estabelecimento, localizando pontos mais propensos para inserir promoções e/ou produtos com maior apelo de venda.

Além disso, é possível avaliar a eficiência da vitrine, cruzando os valores  como a quantidade de pessoas que pararam para observar os itens expostos com o número das que efetivamente  entraram para comprar.

Por fim, é possível obter a taxa de conversão com a divisão entre o número de entrantes e o de compras efetuadas no dia – até então, esta análise era exclusividade apenas do e-commerce.

Acompanhar os passos do consumidor dentro do comércio resolve grande parte dos problemas de gestão que o varejo brasileiro sofre atualmente. A oferta de ferramentas que proporcionam inteligência para o lojista físico ainda é pouca diante da complexidade que é a manutenção de uma empresa no Brasil: faltam orientação e soluções que facilitem a vida dos empresários no país.

Entretanto, uma simples caminhada da pessoa diz muito sobre a loja e deixa rastros sobre produtos que a interessam. Em um cenário de crise econômica, é imprescindível tomar decisões assertivas e inteligentes para garantir não só a sobrevivência, como também o crescimento das receitas. Portanto, o lojista não deve deixar de “dar uma espiadinha” em seus clientes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: