O que é Forecast e como se trabalha com ele?

Por Osmar Siano Silva
Membro
Postado em 10 setembro 2013 - 17:11

Pessoal, estou começando em uma área aqui da empresa e não sei o que é o forecast e como trabalhar com ele., Alguém tem uma info/dica de como usar?!


  • Roberto barboza dos santos
    Membro
    Postado em 02 outubro 2013 - 18:22

    Forecast é o histórico do comportamento de volumetria e indicadores, como TMA,Chamada, para criação de uma previsão dos indicadores futuro e realização do dimensionamento de acordo com a necessidade e a capacidade operacional. Espero ter ajudado, mas é basicamente isso.


  • Osmar Siano Silva
    Membro
    Postado em 03 outubro 2013 - 20:50

    Legal, ajudou sim Roberto. Estes dados de histórico eu possuo.  Pensei que era algo mais complexo que ainda não conhecia. Abraço!


  • IZIDRO PEDRO DOS SANTOS COSTA FILHO
    Membro
    Postado em 12 maio 2014 - 19:18

    Respondo dentro da perspectiva de call centers e contact centers. Para dimensionar corretamente os agentes e PA´s é necessário primeiro fazer a previsão futura de aumento da demanda (chamadas), a isso chamamos de Forecast. Assim dimensionamos sempre para um ou mais meses do futuro, sem isso estaríamos dimensionando com os dados errados se a demanda subir no meses seguintes. Um bom Forecast depende de inúmeros fatores que podem provocar o aumento ou diminuição da demanda. As técnicas matemáticas mais usadas cobrem a tendência da variação natural com o tempo, baseado no que vem acontecendo no passado. São muito usadas a média móvel ponderada e a regressão linear com correção das sazonalidades. Mas muitos outros fatores podem influenciar o resultado do forecast, como propaganda, lançamento de novos produtos etc, que não dependem dos dados recolhidos do passado.

    Espero ter contribuído e fico à disposição

Você precisa estar logado para responder este tópico. Por favor faça seu login ou cadastre-se.