Feb
19

7 princípios para ser um líder de verdade

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
18 de fevereiro de 2018 - 14:00

7-principios-para-ser-um-lider-de-verdade-televendas-cobranca

O líder precisa estar consciente dos sete princípios e estar ciente do seu papel no exercício da liderança, tem que estar consciente da palavra liderança. E os princípios abaixo se aplicam a todas as áreas da atividade humana.

Por: Saulo Henrique

Muitas vezes tentamos analisar uma liderança através de várias formas, principalmente pelo resultado final desejado. E quando esse tal resultado é fracassado? O que pode ter acontecido é que o líder não estudou de forma plena, em lugar disso, pode ter focado sobre popularidade, poder, representação, etc. Esse perfil é incapaz de efetuar um planejamento a longo prazo.

Nesse artigo poderemos distinguir a identificação de sete princípios da liderança. Serão fatores que tornarão um líder diferente de outras pessoas, afinal, liderança é uma tremenda responsabilidade! Por isso a importância de desenvolver esses princípios e verá como sua eficiência se aprimorará.

Primeiramente é de extrema importância que o líder compreenda o que é uma VISÃO, que é ter uma imagem clara de algo que o líder quer que o seu grupo seja ou faça. Uma visão de levar a liberdade onde há opressão ou de levar amor onde há ódio. A partir dessa imagem clara, o líder planeja como transformar essa imagem clara em realidade. E tem que ser muito ousado como foi Henry Ford, que teve uma visão de cada família dos Estados Unidos possuindo seu próprio automóvel, em dias quando a maioria das pessoas se sentia aterrorizada com a nova invenção.

Mas não basta ter uma visão. É importante uma dedicação no sentido de agirem em função dela, para isso chamamos de missão, e é preciso haver uma série de passos específicos para mensurar um ESTABELECIMENTO DE METAS. Estabelecer metas implica em escrever os passos que teremos que dar para a concretização da visão, e um bom acompanhamento, um bom programa, para estabelecer metas deverá ter as seguintes características: específico, mensurável, atingível, realístico e tangível.

O AUTOCONTROLE é uma atitude essencial para o líder, uma característica que todos devem ter. Sem ele, o líder perde muito sua eficiência. O autocontrole é o domínio do amor e a falta dele destrói a liderança.

Um líder sem ENERGIA, é como um craque de futebol sem pernas, um pianista sem mãos, um corredor sem pés ou um orador sem voz (consegue imaginar?). Essa ferramenta não pode faltar para as tarefas que serão executadas. Um líder de verdade deve transpirar energia, a primeira coisa que ele tem que fazer é conquistas a atenção daqueles que lidera. Então líderes, demonstrem a sua energia por meio de sua vitalidade física!

O líder sempre terá problemas, por isso temos que PERSEVERAR! Inclusive, é assim que Deus quer em busca de nossa visão! O poder da persistência é motivado sobre uma dedicação total à visão proposta pelo líder. Por isso líder, quando tiver ao desalento, recorde a sua visão! Isso servirá de combustível, o poder da persistência garante o sucesso!

Como característica da liderança, o AMOR parece estar deslocado, mas, não pode existir verdadeira liderança sem amor. Um líder que se espelha em Cristo ama a Deus, a si mesmo e ao seu próximo. Trate sempre os outros como a iguais, isso é o tratamento igualitário.

E a HUMILDADE, que é a expressão do amor, os dois caminham juntos. Quem é humildade, não se ofende e nem revida. O verdadeiro líder não critica ou julga. A verdadeira humildade foi sempre uma qualidade rara de um líder, é como se ele já nascesse assim, um dom, uma essência. A humildade favorece um clima de serenidade na organização.

O líder precisa estar consciente dos sete princípios e estar ciente do seu papel no exercício da liderança, tem que estar consciente da palavra liderança. E os princípios acima se aplicam a todas as áreas da atividade humana. Então líder, viva cada princípio citado para beneficiar as reais necessidades da equipe!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: