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13 de março de 2018 - 18:02

Bato-todas-as-metas-e-vendo-mais-do-que-a-empresa-pode-entregar-o-que-eu-faco-televendas-cobranca

Por: Leandro Munhoz Moreira

Estamos começando nosso quinto CLINICA DE VENDAS e eu confesso para você que está sendo muito gostoso desenvolver esse trabalho. Ajudar ainda mais os profissionais de vendas da nossa comunidade é algo que eu já queria há muito tempo, acredite! E hoje vou responder a pergunta do Vitor Schmitz sobre meta de vendas. Confira agora mesmo artigo e o vídeo Bato TODAS as Metas e Vendo mais do que a Empresa pode Entregar. O que eu Faço?

VAMOS A PERGUNTA:

Boa tarde, Vejo todos nós falarmos em alcançar metas, mas hoje me deparo com a seguinte situação: eu bato todas as metas que minha empresa me passa! Sou vendedor e vendo mais do que minha empresa pode produzir! Gostaria de uma opinião, pois estou pensando em procurar outra empresa, ou seja, um novo desafio, já que não tenho hipótese de aumento de salário ou algum tipo de remuneração. O que devo fazer?

UM BOM PROBLEMA!

Antes de começarmos com as dicas, precisamos entender que o seu problema é um “bom problema”! Eu digo isso por que a maioria dos e-mails que eu recebo pedem auxílio justamente no sentido oposto, ou seja, como fazer para aumentar as vendas.

Portanto Vitor, fique tranquilo que a sua dúvida é muito pertinente, mas de longe não é um problema grave e que vá demandar muito trabalho para ser resolvido! Sendo assim, preparamos 3 dicas para responder a sua pergunta.

1 – O QUE A EMPRESA AINDA PODE OFERECER?

Antes de tomar qualquer atitude precipitada, meu conselho é que você analise justamente se a empresa ainda pode oferecer algo para você crescer profissionalmente. Note que esse “algo” não precisa estar atrelado única e exclusivamente a remuneração. Veja bem:

PARTICIPAÇÃO EM TREINAMENTOS DE VENDAS:

Às vezes você trabalha em uma empresa que não tem a capacidade produtiva de entregar, mas que oferece um bom plano de capacitação e treinamento em vendas. Pare e reflita: quantos treinamentos a empresa investiu até formar você o SuperVendedor que é?

CAPACITAÇÃO NO ATUAL MERCADO:

Outro assunto que você precisa analisar com bastante calma e coerência é a sua capacitação como profissional do mercado em que atual. Aqui, não estamos falando de treinamentos de vendas, mas sim do conhecimento que seu gestor ou o próprio dono da empresa passa para você.

Imagine que você até pode optar por sair da empresa mas se manter no mesmo segmento de mercado. Tente analisar as oportunidades que você pode encontrar no mercado de trabalho, mas que estejam dentro do seu mercado de atuação.

Para exemplificar, quando eu abri a minha empresa, comecei do zero trabalhando com Marketing Digital. Eu simplesmente “joguei fora” quase 10 anos de experiência no mercado de TI para trabalhar com Marketing e Vendas. Hoje, mais velho e com mais experiência, eu dificilmente optaria por sair do meu atual mercado, porque a curva de aprendizado seria anulada novamente. Compreendeu?

NETWORKING:

Outro ponto que você precisa analisar é o seu potencial de networking. Sua empresa permite que você frequente feiras, eventos e congressos do seu segmento de mercado? Caso positivo, o que você faz com o conhecimento que você adquiriu e com as pessoas que você conheceu?

Eu já conversei com profissionais que estão a muitos anos trabalhando em uma mesma empresa não por causa da remuneração, mas sim pelo fator networking que a empresa e o cargo concedem.

2 – FEEDBACK COM SEU GESTOR!

Antes de tomar qualquer atitude precipitada e procurar uma oportunidade de trabalho, você já chegou a conversar com o seu gestor ou com o dono da empresa sobre o que você acabou de expor?

Eu conheço MUITOS empresários que NÃO deixariam, em hipótese alguma, o melhor vendedor sair da empresa. Pelo menos não sem tentar mudar o status quo da situação e crescer.

EXPLIQUE O PROBLEMA E SEJA TRANSPARENTE:

Quando você for conversar com o seu gestor, explique de forma muito transparente o seu problema e informe que você está conversando com ele justamente para coletar feedbacks sobre isso.

Nenhum PROFISSIONAL vai reclamar da sua postura. Muito pelo contrário, vai gostar! Mostra que você tem interesse em ver a empresa crescer e, consequentemente, crescer junto. Não fique com medo ou com insegurança, até porque o seu status de vendedor que bate todas as metas vai auxiliar durante esse bate-papo.

PERGUNTE COMO VOCÊ PODE AJUDAR A EMPRESA!

Logo após expor o problema, pergunte francamente COMO você pode ajudar a empresa a crescer. Mostre que seu desejo é FICAR na empresa e vê-la crescer só que, para isso, você precisa ter um respaldo deles também.

Se você já pediu, por exemplo, um aumento no seu salário e a resposta foi que não seria possível porque o faturamento não permite, dê a sugestão de aumentar um pouco o valor dos produtos para sobrar mais dinheiro no caixa.

Como o Professor Marins fala em suas palestras, empresa forte é empresa que tem CAIXA! E as vezes, o que falta para a sua empresa é justamente isso. Aumentando um pouco o valor dos produtos, a diferença entre o volume faturado e o lucro bruto aumenta consideravelmente.

MOSTRE QUE SUA PREOCUPAÇÃO ESTÁ ALÉM DA COMISSÃO:

Como dissemos anteriormente, se você mostrar genuinamente que seu interesse é no seu crescimento profissional atrelado ao crescimento da empresa, você NUNCA vai passar a impressão de que está preocupado apenas com o lado financeiro.

3 – ESGOTOU AS POSSIBILIDADES? PROCURE UM NOVO DESAFIO!

Se você seguiu as etapas anteriores e, mesmo assim, não teve reciprocidade da empresa, chegou a hora de tomar a decisão de procurar um novo desafio, em uma empresa que queira crescer de verdade e, consequentemente, contribuir para o seu crescimento profissional e pessoal.

Mas, antes de sair da empresa ou tomar uma atitude precipitada, vamos a algumas dicas de como fazer isso com estratégia:

A – ATUALIZE SEU CURRÍCULO E SEU PERFIL NO LINKEDIN:

Ter um currículo bem construído e um perfil forte no LinkedIn vai auxiliar você a encontrar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Para isso, construa um currículo e um perfil que seja interessante no ponto de vista dos gestores de RH.

Eu não sou especialista nesse tópico, mas você encontra muitas matérias bacanas na internet, de pessoas e empresas que, assim como nós do SuperVendedores, querem ver você crescer e se destacar no mercado de trabalho.

B – PROCURE EMPRESAS QUE ESTEJAM CRESCENDO:

Faça uma pesquisa, dentro do seu segmento de mercado, de empresas que você gostaria de trabalhar e que você poderia usar seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes como ferramenta para isso!

Uma excelente dica para procurar empresas que estão em fase de expansão é verificar quem está investindo em publicidade. Geralmente quem investe em publicidade, seja ela offline ou online, tem o objetivo de crescer e, consequentemente, aumentar o quadro de colaboradores.

DICA EXTRA – NUNCA CLIQUE EM LINKS PATROCINADOS!

Diversos dos meus clientes que fazem anúncios pagos no Google simplesmente ELIMINAM os profissionais que entram em contato clicando nos anúncios. A lógica é simples: eles estão pagando anúncios para obterem CLIENTES. Se você tem interesse de trabalhar na empresa, acesse o SITE da empresa, veja o telefone de contato e faça uma ligação, se apresentando e pedindo para falar com o RH ou profissional responsável por receber currículo. NUNCA clique em um anúncio pago da empresa!

C – AVISE SEU GESTOR DA SUA DECISÃO:

Logo após preparar seu currículo, atualizar seu perfil no LinkedIn e começar a pesquisar as empresas que gostaria de trabalhar, avise seu gestor da sua decisão. Deixe claro que você vai precisar, caso tenha uma oportunidade, se ausentar da empresa para participar do processo seletivo mas que não vai deixar ninguém na mão.

É importante que você comunique a empresa para que ela também possa recrutar um profissional para ocupar o seu lugar. Na última empresa que eu trabalhei, assim que eu comuniquei meu diretor que eu iria sair, deixei claro que ele teria um prazo de 3 meses para contratar alguém para assumir o meu posto e que eu iria treiná-lo para exercer a minha função.

D – PENSE NA SUA CARREIRA!

Minha última dica para você é para sobre a sua CARREIRA! Toda vez que eu converso com um vendedor, percebo que ele não enxerga as suas atividades como parte integrante de uma carreira, ou seja, a construção de um histórico profissional, onde as decisões do hoje impactaram os resultados de amanhã. Se fizermos uma analogia com um Administrador de Empresas que entra, por exemplo, em na área administrativa financeira de uma empresa, este busca aprimoramento frequente para se tornar um profissional cada vez mais capacitado e, consequentemente, galgar os degraus da empresa, obtendo um cargo melhor que outro à título de promoção.

Portanto, nós que trabalhamos com vendas, precisamos enxergar as oportunidades que surgem como alavancas profissionais que guiarão nosso profissionalismo cada dia para um novo estágio. Sendo assim, quando estiver olhando uma oportunidade de trabalho, sempre tenha em mente:

  • O que eu posso agregar de valor à empresa e a equipe?
  • O que a empresa vai agregar de valor na minha carreira?
  • Quais os desafios que vão moldar meu caráter e minha carreira?
  • Como eu posso crescer profissionalmente?
  • Os meus objetivos pessoais vão estar conectados com os profissionais?

Pensando dessa forma, você sempre vai olhar para as oportunidades, sejam elas de trabalho ou mesmo comerciais, quando estamos desenvolvendo um novo cliente, como algo enriquecedor e, principalmente, muito além do financeiro/material.

CONCLUSÃO SOBRE VENDER MAIS DO QUE PODE ENTREGAR:

Vender bem, bater a meta e ter uma remuneração bacana são 3 fatores que todo vendedor busca profissionalmente. Mas, quando você bate TODAS as metas e vende mais do que a empresa pode entregar, você tem um problema. Essa foi a dúvida do Vitor Schmitz sobre metas de vendas.

Antes de tomar uma decisão precipitada, entenda o que a empresa pode oferecer a você em relação a treinamentos de vendas, capacitação profissional dentro dos produtos do seu mercado de atuação e o poder de Networking, ou seja, participações em feiras, eventos ou congressos, que podem agregar valor a sua carreira.

Além disso, converse com o seu gestor ou o dono da empresa e de um feedback sincero do problema que você está enfrentando. Bater as metas e vender com consistência está muito longe de ser um problema, mas você precisa mostrar para ele que precisa crescer profissionalmente.

Agora se você já esgotou todas as possibilidades, chegou a hora de procurar uma nova oportunidade. Mas antes, atualize seu currículo e seu perfil no LinkedIn. Procure por empresas do seu segmento que estejam em fase de expansão e entre em contato com o RH ou o gestor de vendas responsável pela equipe comercial.

Para finalizar, reforço a importância de você SEMPRE olhar para sua profissão como uma CARREIRA. Sendo assim, quando olhar para uma oportunidade de emprego, sempre procure entender como você vai crescer e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Um grande abraço, boas vendas e SUCESSO!

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