Feb
13

Como montar um home-office produtivo; veja dicas

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
12 de fevereiro de 2017 - 14:00

Como-montar-um-home-office-produtivo-veja-dicas-televendas-cobranca

O home office está cada vez mais sendo utilizado no Brasil. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao aderir a prática ou ao liberá-la aos seus funcionários

Desde que nos entendemos como seres humanos, percebemos que a comodidade é uma das melhores coisas que pode existir em nossa vida. No entanto, com ressalvas. Que tal, então, trabalhar de casa, perto da família, das suas coisas pessoais e, de brinde, ficar livre do trânsito, das regras empresariais e dos outros vários problemas causados pela simples atitude de sair da sua residência e ir ao trabalho? Bom, não é?

O home office está cada vez mais sendo utilizado no Brasil. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao aderir a prática ou ao liberá-la aos seus funcionários. O motivo é simples: trabalhar longe do local habitual pode gerar uma certa comodidade em excesso e prejudicar os resultados finais, o que, claro, ninguém quer.

Para que você possa fazer home office de uma forma que gere bons resultados, elaboramos uma lista com X dicas e observações:

Escolha uma parte da sua casa

Nada de trabalhar em um local onde alguém entra o sai toda hora. Cozinhas e banheiros, por exemplo, nem pensar. Prefira sempre montar um escritório pessoal. Se isso não for possível, sem problemas. Você pode trabalhar tranquilamente em seu quarto, desde que converse com seu parceiro (a) sobre as regras lá dentro no horário específico.

Divida os itens necessários

Se você não trabalha com alimentos, por exemplo, nada de ter ao seu lado um prato imenso com vários derivados. Normalmente, os itens de escritório são os mesmos: tesoura, lápis, bloco de notas, computador e um copo com água ou alguma outra bebida. Portanto, fique com o necessário e dispense objetos que podem lhe distrair.

Silencie o celular

Concentração é essencial. Portanto, um passo importante é desligar o celular. Ou, ao menos, colocar o aparelho no silêncioso. Afinal de contas, ninguém consegue se concentrar em algo quando o smartphone mostra as várias e várias notificações do Whatsapp, Facebook e aplicativos do tipo.

Liste suas tarefas

Que tal fazer uma lista de tudo que você tem que fazer naquele dia? Esta é uma atitude extremamente simples e muito, muito valiosa. Com a realização das atividades você pode riscar os itens da lista e ver o seu trabalho sendo realizado de uma forma organizada.

Estabeleça prazos e metas

O que você precisa fazer? Quanto tempo você tem? Estabelecer prazos é a melhor alternativa para evitar armadilhas e o insucesso. Faça seu máximo para cumprir o prazo estabelecido. Não se perca na comodidade de se estar em casa, longe do chefe e dos demais colegas de trabalho.

Estabeleça um horário para o trabalho

A diferença do home office é o local de trabalho e não a dispersão ao longo do dia. Portanto, especialistas recomendam que seja estabelecido um horário para se trabalhar. Claro, é permitida uma certa flexibilidade. Porém, nada de trabalhar apenas quando ‘der vontade’. Se você produz mais à noite, por exemplo, faça deste turno o seu horário.

Acabou o trabalho? Se desligue

Se o horário de trabalho já passou e/ou as obrigações já foram feitas, é hora de desligar. Desligue o computador, guarde os papéis e o material de trabalho e, principalmente, se desligue. Sabe aquela frase “não leve trabalho para casa”? Pois é, o mesmo serve para o home office. Nada de ficar o resto do dia pensando no trabalho só porque ele está ali perto. Aproveite o dia e aguarde até o horário ideal no próximo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: