Jul
29
28 de julho de 2015 - 18:05

Gestor-e-preciso-delegar-para-desenvolver-o-time-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Todo Gestor possui um grande número de atividades para executar em uma empresa, vive-se a era da multifuncionalidade, assim, as responsabilidades de quem possui cargo de gestão aumentam a cada dia e com isso, muitas vezes, fica difícil cuidar do que é mais importante para um gestor: o desenvolvimento das pessoas.

Para conseguir executar as muitas responsabilidades e ainda cuidar das pessoas, o gestor deve delegar algumas de suas responsabilidades, mas o que é presenciado são gestores que por estarem sobrecarregados “largam” suas responsabilidades aos colaboradores sem verificar se esses são capacitados à executa-las. Informam apenas o que deve ser feito, não ensinam o “como” nem conferem a seus colaboradores a responsabilidade pelos resultados.

Delegar é uma forma de desenvolver as pessoas para que elas assumam a autoridade e a responsabilidade de tomar decisões e, geralmente, isso resulta em mais comprometimento, cooperação, surgimento de ideias, melhores soluções e maior responsabilidade pessoal, promovendo uma liderança mais efetiva e eficaz em contraponto. Delegar ainda é treinar colaboradores, motivar o time e aumentar o grau de iniciativa dos funcionários desenvolvendo novas aptidões. Então se quer obter mais resultados de sua equipe, saiba que delegar é preciso.

Dicas ao delegar:

  • Verifique se o(a) liderado(a) que receberá a atribuição está apto(a) a executá-la, do contrário desenvolva-o(a) para a atividade;
  • Treine o(a) liderado(a) e certifique-se que o treinamento foi suficiente. Para isso acompanhe o processo um, dois ou quantas vezes for necessário;
  • Forneça feedback constantemente sobre os resultados obtidos;
  • Garanta a clareza na comunicação durante o processo de delegação. Por isso, comunique o que deve ser feito, como deve ser feito e quando deve ser feito.

Outro ponto fundamental é que ao delegar o gestor deve abrir mão do êxito pessoal em função do sucesso da equipe, abrir mão do poder, assumir riscos, aceitar e corrigir os erros. Quem recebeu a atividade deve estar consciente de que a responsabilidade pela execução passou a ser dele. Desta forma o gestor deve envolver, motivar e mostrar os ganhos que seu liderado(a) terá com esse novo aprendizado.

Excelente trabalho!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: