fev
06

Onde aprimorar meus conhecimentos

por: Arnaldo Palma
em: Gestão
fonte: Redação
06 de fevereiro de 2012 - 1:00

Onde-aprimorar-meus-conhecimentos-blog-televendas-e-cobranca

Por: Arnaldo Palma

As empresas exigem 120% ou mais de seus funcionários, muitas vezes querendo que o colaborador tenha uma boa comunicação e análise. Muitas destas empresas terão suas expectativas frustadas, pois na maioria das vezes as pessoas não estão preparadas para todos os skills solicitados (mas nem sempre necessários, diga-se de passagem).

Já trabalhei em empresas que treinavam o seu quadro de funcionários para que todos tivessem raciocínio lógico, mas acredito que seja um esforço no mínimo mal direcionado, pois as pessoas têm características básicas que definem se terão ou não raciocínio lógico e qual o seu tipo?Relacionando ao futebol, observamos que o jogador Neymar, do Santos Futebol Clube, pensa muito rápido, tem agilidade, equilíbrio e consegue o seu objetivo, o “Gol”, mas talvez não seja muito bom com matemática, pois foi dotado com uma inteligência chamada de “cinestésica”.

Bem, como nem todos são “Neymares”, sou defensor de que as pessoas devem focar nos seus pontos fortes. Segundo um estudo do Instituto Gallup as pessoas tem 5 qualidades principais de 34, essas qualidades foram mapeadas com milhares de executivos de sucesso, e segundo a conclusão que chegaram, as pessoas devem colocar o seu esforço para aprimoramento nas suas 5 qualidades principais, pois nessas qualidades realmente irão se destacar no mundo corporativo.

Por exemplo, as pessoas que são boas em análise e em estudos estatísticos, normalmente não são muito boas em apresentação ao público, pois não são muito boas de improviso, por mais que estudem ou se dediquem, podem até melhorar e fazer boas apresentações, mas o bom seria que não quisessem ganhar a vida como apresentador de auditório ou algo assim.

Sempre procuro orientar o meu time a descobrir os seus pontos fortes e ajudo-os a crescer onde tem maior potencial.

Existem vários treinamentos e formas de descobrir os seus pontos fortes, se você gostou do tema, sugiro que procure ler o livro “Descubra os seus pontos fortes” (Editora Sextante, Marcus Buckingham e Donald O. Clifton) e não seria nada mal procurar material na internet sobre MBTI, ferramenta para definir o perfil profissional baseado nas teorias de Carl Gustav Jung.

Boa sorte e bom trabalho.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Arnaldo, excelente artigo. E que poder de concisão !!! admirável.
    Não tenho o hábito de comentar os artigos dos nossos colaboradores, mas como já falamos no passado a respeito desse tema e lembro que voce trazia como carro chefe alguns conceitos que aprendeu e desejava multiplicá-los, me atrevi, muito por isso, comenta-lo aqui.

    Ponto importante, como leitor que sou:
    Ficou gostinho de “quero mais” – segundo o que aprendi – em palestras, livros e textos é esse o indicio de que são bons e de qualidade = deixarem o gosto de querer saber , ler , ouvir e ver mais…

    Abçs,
    Erdel Santos

    Erdel Santos em 06 de fevereiro de 2012 - 17:00
    • Erdel,
      muito obrigado! e com toda a humildade vou procurar compatilhar o que já aprendi e estou aprendendo, e não obstante vou buscar mais informações sobre o tema, pois acredito muito que a pessoa certa no lugar certo, faz toda diferença, e não é nada mais frustrante do que ver talentos desperdiçados…um grande abraço
      Arnaldo Palma

      Arnaldo Palma em 08 de fevereiro de 2012 - 23:33

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: