May
09

Por que quem pede demissão vale mais?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Época Negócios
08 de maio de 2013 - 23:45

Quem-pede-demissao-vale-mais-televendas-cobranca

Por: Ricardo Neves

Você é um funcionário bem qualificado e se considera eternamente ligado à sua organização?  É bom saber que as empresas estão começando a se interessar mais por aqueles profissionais que são capazes de pedir demissão do que pelos eternos soldados que não pensam jamais em mudar de emprego.

Os tempos de transição para a nascente Economia do Conhecimento levam as empresas a depender não apenas de alta qualificação, mas também de pessoas que tenham como uma de suas fortes características a capacidade de estar constantemente se movendo para além da zona de conforto. As organizações que cultivam o valor estratégico da inovação já sabem que essa característica está mais presente nas pessoas que buscam novos desafios por autodeterminação, muito mais do que por imposição organizacional. E esses são justamente os mais propensos a se demitir.

Ainda tem muita gente no mundo corporativo que acredita que as pessoas que ousam pedir demissão e, pior do que isso, ir para a concorrência, passam automaticamente a fazer parte do grupo de “renegados” na tal “lista negra” do RH. Nada mais distante da verdade.

Agora os RHs passam a monitorar os seus antigos e talentosos “renegados”. E o mais atordoante para o senso comum dos acomodados, que nunca consideram pedir demissão, é que a mudança de valores vai mais longe. Ao realizar o processo de monitoramento dos ex-funcionários que se demitiram as empresas consideram oportunidades de trazer de volta seu antigo profissional para posições mais altas do que antigo cargo que o mesmo detinha. Faz sentido, pois essas pessoas buscam novos desafios, mais reconhecimento e oportunidades maiores. Elas simplesmente não voltam para o mais do mesmo que elas corajosamente deixaram para trás.

Um bom indicador dessa mudança de mentalidade é que as empresas mais em sintonia com a Economia do Conhecimento estão trocando a designação da direção de RH para P&O, que significa Pessoas & Organização. Não é mera troca de nomes. É uma mudança de mentalidade. “Nós aqui tratamos de pessoas e não de recursos” – justifica um executivo amigo meu, vice-presidente de P&O em uma grande holding.

Algumas empresas vão ainda mais longe e criam dentro no espaço de P&O uma área de Gestão de Talentos, que visa dar, sobretudo um equacionamento mais eficaz à sangria representada pelos potenciais renegados.

E aí? Quantas vezes você já pensou em pedir demissão para voar mais alto?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (3)
  1. Sensacional! nunca havia visto nada a respeito deste assunto! o que me leva a pensar que o mesmo serve para outras áreas de nossas vidas, que não tem medo é mais respeitado!

    selma motta em 13 de novembro de 2013 - 11:36
  2. Olá!

    Pedi demissão após 6 anos de empresa. Nela, fui promovida 3 vezes e já estava preocupada por permanecer 2 anos na mesma função. Foi quando comecei a divulgar para amigos mais próximos, e recebi uma proposta. Não pensei duas vezes, pedi demissão! Conheço pessoas que jamais fariam isso, o apego ao dinheiro acaba falando mais alto, infelizmente para eles. O mundo está repleto de possibilidades, novos caminhos e oportunidades, então não podemos nos aprisionar.

    Juliana Korr em 09 de maio de 2013 - 16:28
    • Oi Juliana, tenho a mesma posição sobre o assunto. Uma vez que seja uma proposta em que a questão de evolução profissional e financeira caminhem juntas, não há o que fazer se não pedir a demissão, pois não se pode parar.

      Edson Caetano em 11 de maio de 2013 - 14:44

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: