Apr
13
12 de abril de 2016 - 18:00

Recrutamento-mobile-conheca-essa-tendencia-que-nao-para-de-crescer-televendas-cobranca

Os processos de recrutamento e seleção de candidatos exige tempo e dedicação dos profissionais de Recursos Humanos. Muitos levam até meses devido ao volume de candidatos ou mesmo pelas exigências da vaga, não é verdade?

Além disso, selecionar colaboradores que tenham o conhecimento técnico, a experiência e o alinhamento à cultura de sua empresa não é um trabalho bastante preciso se contarmos apenas com o apoio de currículos. Afinal, os candidatos podem colocar o que bem entenderem na descrição do documento e, quando o processo é bastante concorrido, verificar as informações inseridas em cada um destes currículos torna-se inviável, bem como chamar todos que pleiteiam a vaga para uma entrevista pessoal, que possibilita uma melhor análise dos concorrentes.

Diante a esta questão, é necessário que você esteja atento às tendências do mercado, em busca de tecnologias que facilitem os processos e, ao mesmo tempo, propiciem um processo seletivo melhor qualificado. É neste cenário que o recrutamento mobile vem ganhando destaque no mercado e tem sido considerado uma das grandes tendências para o RH. Entenda melhor por que ele está em crescimento constante e quais as vantagens de adotar esta prática em sua empresa!

O que é o recrutamento mobile

Nem sempre os currículos retratam a realidade do candidato ou, o que é muito comum, não é possível conhecer bem sobre quem é, de fato, o profissional que pleiteia a vaga. Convidar todos os profissionais para entrevistas pessoais, mesmo que em grupo, também acaba não sendo uma boa saída, devido ao tempo e ao volume não apenas de candidatos, mas também de vagas simultâneas que costumam estar dentre as prioridades de contratação.

O recrutamento mobile, então, vem como um facilitador para conhecer melhor os candidatos pré-selecionados através dos currículos. A ferramenta consiste em definir algumas perguntas estratégicas que são enviadas a estes candidatos juntamente a um convite de gravação em vídeo das respostas para a pré-seleção.

Com isto, é possível avaliar a desenvoltura do candidato nas respostas, bem como a sua postura na gravação, além do tipo de resposta enviada para cada uma das perguntas de pré-seleção. Por isso, a definição sobre quais serão as questões abordadas são de extrema importância para o sucesso da estratégia. Com as gravações em mãos, você e sua equipe poderão avaliá-las no tempo disponível e definido para as avaliações, sem se preocupar com atrasos ou delongas dos processos presenciais.

As vantagens do recrutamento mobile

Além da facilidade de adequar as avaliações conforme o tempo disponível e predefinido, o recrutamento mobile traz outros inúmeros benefícios para o seu trabalho e também para a sua empresa. Confira alguns deles:

Economia de tempo

A economia de tempo se dá não apenas na organização interna das avaliações, mas também em poupar os esforços de entrevistas presenciais com profissionais que não têm o perfil necessário para a vaga. Além disso, você pode reprovar o candidato sem mesmo ter que concluir a avaliação dele durante as respostas, o que é complicado quando a entrevista é feita cara a cara. Um outro ponto considerável é que todo o tempo dispendido com o discurso sobre a vaga e empresa para cada candidato é poupado através do recrutamento mobile, já que estas informações são gravadas ou descritas uma única vez e repassadas automaticamente no envio do convite para as gravações.

Redução de custos

Tempo é dinheiro e, com os argumentos anteriores, já é clara a relação de redução de custos referentes à alocação dos recrutadores para o processo seletivo. Contudo, a economia não fica apenas nesta questão. Com o recrutamento mobile, você ainda economiza com ligações, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e outras questões, tanto de candidatos quanto de entrevistadores, durante o processo seletivo.

Melhor avaliação da desenvoltura do candidato

É bastante comum ler em currículos as habilidades de proatividade, desenvoltura, idiomas avançados, dentre outros. Com o recrutamento mobile você poupa esforços em entrevistar pessoalmente candidatos que não possuem, de fato, estas habilidades. Desta forma, apenas serão convocados para a próxima fase aqueles que demonstrarem desenvoltura suficiente na pré-seleção.

Além disso, com os vídeos é possível pausar, retornar a um ponto específico, avaliar as respostas mais de uma vez e, assim, tomar uma decisão mais assertiva sobre quem realmente deve ser convocado.

As vantagens do recrutamento mobile não se restringem às citadas. Contudo, elas já são suficientes para demonstrar os motivos desta tendência estar em constante acensão. Se aliá-las a uma plataforma para gravação de pré-entrevistas então, o processo de seleção de candidatos torna-se ainda mais eficiente.

E você, como conduz os processos seletivos de sua empresa hoje? Já conhecia o recrutamento mobile? Quais as grandes dificuldades enfrentadas no recrutamento e seleção de candidatos? Compartilhe suas experiências conosco! Vamos trocar ideias sobre as melhores práticas do mercado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: