out
09
09 de outubro de 2012 - 20:06

Tiro-no-pe-quatro-comportamentos-que-podem-arruinar-sua-carreira-televendas-cobranca

Por: Roberto Santos

O cara que se acha…

Algumas pessoas chegam ao topo da pirâmide organizacional e já se acham Tutankamon – o grande faraó… Outros nem chegam lá e mesmo assim se acham. Essas pessoas passam de humildes e serviçais cordeirinhos a lobos da estepe, intimidando aqueles que faziam parte de seu rebanho. Essa arrogância repentina pode até impressionar os menos avisados, mas com o tempo, e a primeira invertida, podem descobrir que não há cume que não possa desmoronar.

Autoconfiança, acreditar no próprio taco, ser assertivo sobre suas convicções é tudo muito bom mas quando se cruza a linha e se avança a linha na direção do narcisismo, entramos na zona de mira de muitas pessoas – algumas com tiros de elogios mas outras com balas de prata mortais. Daí, aquele carinha metido a besta que se achava o faraó pode virar apenas uma múmia.

O cara que não se acha…

No outro lado da pirâmide habita aquela pessoa que nunca se acha, que não encontra a mínima razão para acreditar em si mesma. Independente do que estudou, do que realizou em sua carreira, a pessoa apenas enxerga o copo meio vazio e se flagela pelo que ainda não conquistou. Nenhuma carreira pode progredir sem a energia e a motivação de se curtir o que já se conquistou para dar um gás e ultrapassar os obstáculos e os adversários do caminho. Com sua máquina batendo pino e parando no “pit-stop” a cada volta, sua carreira jamais receberá a bandeirada da vitória.

Achar que todo mundo é concorrente

As carreiras se fazem de esforço, de desafios e de conquistas. Porém, isso não acontece sem as pessoas que nos apoiam, seja um colega, um chefe ou um subordinado. Às vezes, é a pessoa que nunca imaginávamos que nos recomenda para uma promoção ou que dá aquela super-referência para conseguirmos a vaga esperada. Por isso, achar que todos que estão próximos são concorrentes e potencialmente inimigos pode fazer com que você esteja atirando no futuro agente do futuro da sua carreira. Ser ambicioso e competitivo, ser preocupado com o futuro de sua carreira é perfeito mas não veja adversários onde não há, pois senão o tiro pode sair pela culatra.

Não ser ético

A discussão sobre se os fins justificam os meios geralmente é iniciada por alguém que está pensando em burlar alguma regra, infringir algum compromisso, dedurar um companheiro ou fazer uma fofoca na rodinha do café para queimar o filme do colega e ficar bem na foto com os maledicentes de plantão. Pode parecer apenas um pequeno deslize que não conta no curriculum vitae. Entretanto, uma balançada no fio de prumo da integridade, na próxima vai ser mais fácil e mais fácil e de repente, nossas espertezas e brincadeiras vão se aproximando das páginas policiais.

Uma carreira não se constrói apenas com a verdade nada mais do que a verdade, pois pequenas falhas são humanas. Porém, uma carreira não pode se alicerçar na vantagem que se procura levar sobre outras pessoas na esperança de se erguer no topo da hierarquia.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Dia 30/10 divulgaremos o ganhador do Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Bem quer saber quem é a pessoa dê poder a ela, não é oque o ditado diz? Bem elaborado o texto acima , um dos motivos do recrutamento interno em algumas empresas não envolver alguns nivéis hierarquicos e justamente esse “assédio moral” que antigos operadores ao se tornarem Supervisores , coordenadores ou da equipe de auditoria/qualidade incidem sobre outros antigos companheiros.Quanto a ética e concorrência, algumas empresas até pouco tempo atrás incentivavam a concorrência e falta de etica classificando como Leões da operação os melhores funcionários e “Micos” os que ficavam abaixo da média, uma questão de Cultura organizacional ou seja muitas das atitudes dos colaboradores se espelhavam em comportamentos e atitudes de seus gestores,…Em suma as dicas ai de cima são importantes em condições ideias de temperatura e pressão.

    Flávio Pereira em 18 de outubro de 2012 - 09:26

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: