Oct
21

Você faz bem networking? Veja 7 dicas para acionar sua rede

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Computer World
20 de outubro de 2013 - 14:02

Voce-faz-bem-networking-veja-7-dicas-para-acionar-sua-rede-televendas-cobranca

Algumas técnicas ajudam a diminuir a ansiedade na hora de acionar a sua rede de relacionamentos

Há diversas formas para realizar o chamado “networking”.  No entanto, nem sempre é fácil ficar à vontade com seua rede de contatos. Muita gente sente um certo nervosismo quando precisa abordar outra pessoa ou ser apresentado a alguém importante. Para quem é naturalmente tímido, introvertido, ou ambos, fazer o chamado networking profissional pode ser tão difícil quanto completar uma maratona.

Mas é possível aprender a fazer networking? Sim, de acordo com a consultora Naomi Karten, autora do livro How to Survive, Excel and Advance as an Introvert, que dá sete dicas de como abordar sua rede de relacionamentos.

1- Desenvolva a ideia certa

Não comece um dizendo que está precisando disso ou daquilo, agindo assim você estará apenas sendo indiscreto e inconveniente.

Uma das formas de abordar as pessoas é ter sempre em mente a ideia de que networking é um caminho de mão-dupla. Ouvir é tão importante quanto falar. Deixe sua curiosidade e espontaneidade guiarem a conversa. Mas seja direto, objetivo, não perca o foco, pergunte, ouça mais e fale pouco.

Gaste algum tempo treinando o seu discurso. Simule uma situação em que tenha de descrever seu trabalho, por exemplo. Desta forma, você estará preparado para ir direto ao ponto quando alguém lhe perguntar o que faz.

2 – Defina objetivos

Ao praticar o networking, você assume que precisa de outra pessoa na realização de um de seus objetivos, então, se prepare para se relacionar. Crie uma lista do que deseja alcançar. Tenha clareza do que busca. Isso não só dá as bases para a criação de bons relacionamentos, como também motiva os interlocutores.

Procure as pessoas que você tem a certeza que acrescentarão sempre algo novo, não precisa ser exatamente do seu nicho de atuação, mas tem de haver um vínculo entre o objetivo de cada um, para que haja um bom relacionamento.

3 – Tire proveito de sua zona de conforto

O profissional deve observar seu próprio comportamento para entender o que funciona mais para ele.

O CIO da Fenwick & West LLP, Matthew Kessner, sente-se à vontade para falar com centenas de pessoas. Conversar com multidões não constrói relacionamentos pessoais, mas ele aproveita a ocasião para falar cara-a-cara depois das apresentações.  Para melhorar sua rede de relacionamentos, ele aprendeu a tirar o melhor proveito das situações confortáveis.

4 – Saiba mapear as oportunidades de relacionamento

A parte mais importante da construção de uma rede de networking é a identificação das pessoas com as quais vale manter relacionamentos. Lembre-de, networking não é quantidade. É qualidade.

É importante sempre ir aos locais onde o profissional será visto e reconhecido. É possível fazer muitos contatos em apenas um evento. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas interessantes, futuros parceiros de negócios e manter um relacionamento com o mercado.  As filas também são uma ótima oportunidade para dar início a um bate-papo. E as redes sociais, hoje, plataformas essenciais para todos os que desejam investir em networking. Com foco na audiência, eleja aquela com a qual deseja interagir e consulte perfis de amigos e parceiros de negócios para conhecer o padrão de interação de cada um.

Organize seus contatos por nível de confiança e área de conhecimento. Digamos que você decidiu que é hora de procurar um novo emprego e quer começar a contatar as pessoas da sua rede. Você deve estabelecer círculos concêntricos com base em níveis de confiança e iniciar o contato com seu núcleo de confiança primeiro. E pode querer modificar o tom de sua conversa do “Preciso sair daqui!” para “Estou procurando um desafio maior do que o que minha atual empresa oferece”, dependendo de tipo de relacionamento que você tem com o seu contato.

5 – Maximize as ferramentas de sua rede social

É interessante maximizar conexões de suas redes, como Facebook, LinkedIn, Twitter e Yammer. Em todos, há grupos que estão ligados aos seus interesses, pessoais e profissionais. Pode ser a porta de entrada para novas oportunidades.

Esteja certo de que seu perfil estará sempre atualizado e com as informações que forem necessárias. Mesmo que você já tenha passado por diversas organizações, não há necessidade de listar o histórico de forma individual. Seja claro e objetivo.

6 – Ofereça algo quando travar contatos

Profissionais interessados em tirar proveito de sua rede de relacionamentos precisam passar a imagem de profissionais confiáveis e competentes e isso se dá com atitudes constantes de demonstração de flexibilidade, colaboração, conhecimento e humildade. É  importante acrescentar valor cada vez que estabelecer um novo contato. “Pense sempre: o que posso oferecer?”, afirma Karten. “Nem sempre é confortável para o outro mostrar o que quer”, diz.

Portanto, tenha sempre em mente que o “que eu posso fazer por você” vem bem antes de “o que você pode fazer por mim”. Disponibilize-se para ajudar as pessoas.

7 – Comprometa seu tempo

Profissionais introvertidos estão acostumados a deixarem oportunidades de relacionamento passarem. Uma maneira de evitar que isso aconteça é comprometer o tempo e marcar encontros durante cafés da manhã ou almoços. Essa prática, quando incluída na rotina diária de negócios do profissional, torna mais fácil a criação de uma rede de relacionamentos e o desempenho social. Uma rápida saída para um cappuccino pode render frutos e informações valiosas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. É uma boa matéria, essas dicas são importantes pois, vão ajudar áqueles que as vezes por desconhecer a regra correta da abordagem de fazer um bom networking, acabam se atrapalhando no inicio da apresentação e pode ocorrer de ficar com uma má impressão de interesse pessoal.
    Enquanto que é a importancia do networking é a confiança que fica marcada para daí dá continuidade a boa relação de informação entre os envolvidos buscando sempre fortalecer a credibilidade recíproca não só visando interesses pessoais. ou seja “TEM QUE SER VERDADEIRO PARA MANTER UMA BOA RELAÇÃO”.

    Reginaldopaz em 22 de outubro de 2013 - 21:40
  2. Muito bom!

    MAURICIO VIRIATO em 21 de outubro de 2013 - 15:01

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: