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A importância das informações em tempo real

por: Afonso Bazolli
fonte: Virtual Target
15 de junho de 2014 - 14:05

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A troca de informações dinâmica e instantânea já se tornou indispensável para o dia a dia das pessoas. Além da velocidade quase inacreditável com que as mensagens se espalham nas redes sociais, as informações em tempo real são utilizadas para, por exemplo, consultar saldo na conta bancária ou status de uma entrega nos correios. É fundamental também para um e-commerce e seu e-mail marketing, veja algumas razões:

Relacionamento: Pessoas que acessam a Internet utilizam serviços e portais de e-commerce, blogs e redes sociais. O primeiro passo é fazer um cadastro nos websites ou portais através de um formulário, que servem como gatilhos instantâneos de comunicação para diversos tipos de ações, como mensagens de boas vindas e parabenização de aniversário.

Atendimento: O cliente sempre espera receber resposta imediata sobre como proceder para a solicitação de serviços como reenvio de senha, acionar uma garantia ou reclamar de uma cobrança indevida. Também podem ser feitos disparos de comunicados em casos como carrinhos de compra virtual abandonados, oferecendo facilidades para a finalização da compra ou sugerindo produtos de interesse.

Credibilidade: A demora no tratamento das informações pode gerar equívocos. É muito comum que um comprador visualize vários produtos de seu interesse antes de fazer a escolha, ou, por algum motivo, deixe para finalizar a compra no dia seguinte. Se as informações não forem atualizadas quando a transação for realizada, o consumidor pode receber um e-mail com uma promoção do mesmo produto que comprou, talvez agora com preço menor do que pagou. Erros como esse passam a impressão de amadorismo e geram uma descrença na qualidade da prestação de serviço do fornecedor.

Cobrança: Na hora de gerar os dados para cobrança, faturamento e notas fiscais, é importante que cheguem às pessoas corretas no tempo certo. A demora no envio de um boleto com vencimento ou da confirmação de pagamento podem causar desconfortos e impactar de uma forma negativa, além de atrapalhar também a conversão. Um cliente com dificuldade de acesso para gerar a segunda via de um boleto pode desistir da compra.

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