Mar
28
27 de março de 2016 - 14:08

Como-os-banco-podem-potencializar-a-adesao-a-fatura-digital-televendas-cobranca

Por: Andréa Pires

Porque os bancos precisam melhorar sua forma de comunicação para realizar a vendas de novos produtos e reduzir custos com campanhas para o uso dos serviços bancários de autoatendimento.

Uma pessoa recebe em média 50% de envelopes relacionados a boletos e documentos financeiros como extrato, fatura e avisos (Source: Striata Sponsored Billentis eBilling Report 2013), este processo de impressão e postagem gera lentidão no acesso à informação (até 13 dias para recebimento), custos elevados e dificuldade em personalizar o atendimento (hoje um banco comercial possui mais de 100 produtos além de serviços de autoatendimento).

Uma pesquisa informa que 37% dos entrevistados acredita que obter documentos online melhora sua relação com seu banco e 28% em retenção (Source: 2011 Billing Household Survey Fiserv Inc). Podemos entender que os bancos precisam dedicar alto esforço em melhorar sua comunicação e levar seus clientes para o mundo digital.

No Brasil encontramos bancos comerciais sem o serviço de envio de faturas por e-mail ou então baixa adoção dos mesmos que gira em torno de 8% a 15%, porém estudos apontam a aderência de 31.2% (Source: Blueframe Consulting LLC). Fica então a pergunta, por que não consigo aumentar a adesão dos clientes nos canais digitais?

O mercado bancário inovou em mobile e serviços ao usuário e é uma referência global, porém precisa realizar alto investimento nos principais pontos de contato com seu cliente, hoje um cliente tem atenção a um folder durante 3 segundos, uma fatura impressa até 8 segundos (variação conforme classe e débito automático), no mundo digital com uma fatura interativa o tempo de atençao chega a 30 segundos viabilizando diversas ofertas e campanhas personalizadas reduzindo custos operacionais e fidelizando clientes.

É necessário enviar mais que um pdf por e-mail para cativar clientes da nova era, a indústria financeria perde clientes devido a um mau atendimento, a taxa de perda por atendimento é de 25% (World Retail Banking Report, Capgemini and EFMA, 2013).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Caso o banco que tenho conta diminuísse suas taxas ou até mesmo sua taxa de juros, eu poderia aderir à fatura digital. Ou seja, o banco reduz o custo com a impressão e envio da fatura; por outro lado, o cliente teria reduzida a taxa de juros ou a taxa bancária cobrada.

    rogeriobaboo em 28 de março de 2016 - 15:11

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: