Jan
22

Consumidor e o direito de arrependimento

por: Afonso Bazolli
em: Normas
fonte: Portal do Consumidor

Quem nunca comprou um item por impulso e se arrependeu depois? Para desistir da compra de um produto ou da contratação de um serviço, o Código de Defesa do Consumidor garante um prazo de 07 dias para o consumidor refletir e decidir se quer mesmo ficar com a compra. Mas atenção! O direito só é …

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Nov
13

Cinco direitos do consumidor que não ‘pegaram’ no Brasil

por: Afonso Bazolli
em: Normas
fonte: O Estado de S.Paulo

Código diz que a troca de produtos essenciais, como fogão e máquina de lavar, devem ser imediatas, mas na prática isto ainda não acontece. O Código de Defesa do Consumidor (CDC), ao longo de seus 25 anos, tem superado muito dos obstáculos, na eterna corrida para fazer valer direitos elementares, que muitos ainda teimam em …

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Oct
30

As emissoras de rádio e TV terão mantidos os incentivos fiscais. Depois de não ter conseguido aprovar, por Medida Provisória, a reoneração da folha de pagamento de empresas de call center e TI, entre outras que tinham esse incentivo fiscal, o governo enviou ao Congresso Nacional o projeto de Lei 8456/17, que reproduz a proposta …

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Sep
22

Celular importado tem garantia?

por: Afonso Bazolli
em: Normas
fonte: Diário do Nordeste

Quando vamos a outro país, notadamente os EUA, sempre há esta dúvida se vale a pena comprar um eletrônico por lá por conta da garantia. Pelo preço, certeza que quase sempre vale. Mas pela garantia é outra conversa. Consultamos as assessorias de 5 marcas internacionais que atuam fora e aqui no Brasil. Começando por Lenovo …

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Sep
19

Por: Adriana Aguiar Os tribunais regionais do trabalho começaram a se adaptar ao julgamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em recurso repetitivo, que negou aos operadores de telemarketing o direito ao adicional de insalubridade por uso de fones de ouvido. O entendimento deverá ser adotado obrigatoriamente pelas instâncias inferiores. Neste mês, o regional gaúcho …

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Aug
25

Governador sancionou lei aprovada pela Assembleia Legislativa que cria a norma. Empresas ainda avaliam que medidas vão tomar. O Governo do Tocantins sancionou uma lei para obrigar as empresas que fornecem água e energia elétrica a manter call centers no estado. A medida já foi publicada no Diário Oficial e está valendo. A proposta foi …

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Aug
17

SKY leva multa de R$ 414 mil por cobrar ligações para o SAC

por: Afonso Bazolli
em: Normas
fonte: Minha Operadora

A AGU assegurou na Justiça a validade da multa aplicada à SKY, no valor de R$ 414,8 mil, por cobrar ligações para sua central de atendimento. A AGU confirmou na Justiça a multa de R$ 414,8 mil aplicada à SKY por cobrança indevida. A penalidade foi imposta pela Anatel, após a empresa de TV por …

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Aug
11

Senacon estuda mudar decreto do SAC

por: Afonso Bazolli
em: Normas
fonte: Tele.Síntese

Segundo Ana Carolina, diretora do DPDC, as empresas não estão cumprindo algumas regras do atendimento telefônico, e elas precisam ser aprimoradas Por: Miriam Aquino A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Cidadania, criou um grupo de trabalho para apresentar propostas que aprimorem o decreto do SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.  …

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Aug
11

Por: Bianca Bion O tempo máximo para o contato direto com o atendente por telefone é de até um minuto, segundo portaria do Ministério da Justiça de 2008. A medida regularizou o decreto nº 6.523, que dispôs sobre a forma de prestação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), mas é pouco conhecida. A portaria …

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Aug
10

A Codecon, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou uma ação educativa nos grandes centros de compras da cidade Para melhorar a qualidade do atendimento ofertado ao consumidor, lojas, quiosques e balcões que prestem serviços do segmento de telefonia em Salvador terão de atender o cliente no prazo de até trinta minutos. Para …

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