Aug
13

Contax expande operação pela América Latina

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Executivos Financeiros
12 de agosto de 2013 - 18:07

Contax-expande-operacao-pela-al-televendas-cobranca

Receita líquida foi 2% maior no trimestre

Durante a conferência de resultados na última sexta-feira, 9, Marco Schroeder, diretor financeiro e de Relações com Investidores, destacou que o Brasil é um dos mercados mais maduros e competitivos de relacionamento com clientes. A companhia expande suas operações pela América Latina.

Segundo Schroeder, as operadoras se reposicionam a partir de um consumidor mais rápido e informado, que busca novas formas de atendimento. “Ocorre um posicionamento mais amplo das companhias que atuam. Canais alternativos têm custos menores”, diz. As ofertas de BPO entram nesse contexto.

Com a competitividade e mudança no ambiente regulatório, há a ampliação do controle de custos. “A companhia aumentou a busca por eficiência e prestação de serviços, além de ampliar a oferta de serviços no segmento de TI”, destaca. Essa presença foi reforçada no ponto de venda com a Allus, umas das empresas integradas ao Grupo Contax.

A receita líquida do Grupo Contax chegou a R$ 906 milhões no 2T13, superior em 2% ao 2T12 e maior em 2,6% que a receita do 1T13. Da receita, o Contact Center Brasil representou 77%. O setor de antendimento chegou a 62%; Televendas e Retenção, 22%; e Recuperação de Crédito, 10%.

Schroeder destacou a importância de um posicionamento mais amplo da companhia.

Nesse sentido, a companhia promove ações para otimizar infraestrutura física e de pessoal. “Há um intenso processo de racionalização sendo promovido na empresa com simplificação, centralização, integração de serviços compartilhados, redução de custos e melhoria dos processos”, afirma.

A companhia migrou para regiões com grande oferta de mão de obra qualificada. Dois novos sites foram inaugurados na Região Nordeste com 10 mil pessoas. “Esperamos devolver diversos sites, reduzindo custos com aluguel e parceiros”, conta.

Provisões para recuperação de resultado negativos e itens não recorrentes deverão impactar também no terceiro semestre da companhia, além do efeito no fechamento do atual segundo trimestre. No resultado operacional, o impacto negativo de provisões chegou a R$ 11,4 milhões.

Em acréscimo, o diretor financeiro acrescentou que o PIB abaixo do que se esperava, além de uma inflação próxima ao teto da meta impuseram à companhia novos desafios em termos de lucratividade. Com isso, ficaram impactados os segmentos de trade marketing e de vendas, mais vulneráveis à economia. Esse cenário desafiador teve um impacto negativo de R$ 10,6 bilhões.  No segundo trimestre, os custos chegaram a R$ 11,8 bilhões.

Expansão pela AL

Contudo, essas dificuldades pontuais da economia não impediram a empresa de ampliar o atendimento no Brasil e no exterior. De acordo com Schroeder, o Grupo Contax avançou de forma significativa fora do Brasil e também na América Latina. No mercado colombiano, o desempenho favorável, com crescimento do volume de clientes locais.

Na América Latina, a receita das atividades de contact center aumentaram 29% em relação ao 2T12 e já representam 16% da receita do grupo.

E maio, um novo site foi estabelecido em Medellín, com 1,2 mil posições de atendimento para suportar o crescimento da operação. Além disso, a Contax inaugurou o primeiro site da América Latina dedicado à gestão do relacionamento via redes sociais na Argentina em 27 de junho. Na Argentina, o site possui 250 posições e capacidade para atender 1,5 milhão de usuários.

Há dois anos a Contax começou a investir em atendimento de redes sociais, com a aquisição da Allus. “Essas operações demandam camada uma de tecnologia significativa, mas as soluções são bastante atrativas”, declara. Conforme o executivo, esse atendimento destaca a importância do relacionamento mais amplo e multicanal. No Peru, a Contax continua a se consolidar no Peru como a segunda maior em seu segmento de atuação.

A expansão das operações fora do Brasil pelo Grupo Contax, com novos sites na Colômbia e na Argentina contou com investimentos da companhia. O capex, que sinaliza os investimentos, totalizou aproximadamente R$ 35 milhões, sendo 39% superior ao realizado no 2T12. A companhia investiu R$ 22 milhões em tecnologia.

Novos clientes

Dentro do segmento de Trade Marketing, o crescimento foi trimestral superior a 9% devido aos esforços comerciais do Grupo. No trimestre anterior, a Contax conquistou contas como: Nestlè, Phillips, Red Bull e NC Games, para atuação em campanhas de merchandising e formação de equipes de promotores de atendimento. No trimestre, foi adquirida a conta da Canon, considerado um importante cliente na área de trade.

Dívida

Contudo, há uma dívida bruta de R$ 1 bilhão, com a incorporação da dívida bruta da CTX. A dívida líquida chega a R$ 747 milhões, que conta com forte geração de caixa. A maior parte da dívida, 85%, conta com prazo de amortização no longo prazo. Segundo o diretor de RI, a companhia continua com foco em ampliar a sua atividade. Com as sinergias, a empresa está mais preparada para desafios os futuros.

Pessoal

O Grupo Contax conta com 113 mil funcionários e 50 mil posições de atendimento. Dos colaboradores, 81% estão no Brasil. A expectativa de Schroeder é que a partir de janeiro, os reajustes imediatos nos contratos devem reduzindo volatividade nas receitas. Além disso, a companhia espera ampliar a atividade nos países de língua espanhola, aumentar eficiência e progredir na cadeia de valor dos clientes.

No segmento de TI, a Contax se consolida como uma das maiores empresas de integração para soluções de arenas no Brasil com a conquista do projeto do Estádio Beira-Rio.

Na BM&FBovespa, a companhia aderiu ao Nível 2. O programa de formação de units teve adesão de 94% do free-float. Segundo a companhia, os movimentos societários evidenciam o compromisso com as melhores práticas de governança corporativa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: