May
24
23 de maio de 2017 - 18:06

O-jogo-virou-o-aplicativo-e-o-principal-canal-de-operacao-bancaria-no-brasil-televendas-cobranca

É oficial: o aplicativo de celular se transformou no principal canal de operações bancárias no Brasil, em 2016. O app desbancou o internet banking

Pela primeira vez na história, o aplicativo de banco (conhecidos por mobile banking) se tornou o canal mais utilizado pelos brasileiros para as operações bancárias, segundo dados divulgados pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a partir de dados de 2016. O app desbancou o ex-número 1, no caso o internet banking.

Pelo levantamento, a participação do mobile banking saltou de 20% em 2015 para 34% em 2016. Por outro lado, o internet banking caiu de 32% para 23%. Com isso, os apps se firmaram como o canal noº 1 para operações bancárias no país. E não deve parar por aí.

Transferência bancária

As análises isoladas das transações mostram um crescimento ainda maior em movimentações e transferências bancárias.

De acordo com a entidade, considerando apenas as transações a movimentação financeira, o salto foi de 140%. Já nas transferências bancárias, cresceu incríveis 741% no número de transações realizadas. Juntos, internet e mobile, já respondem por 57% do total de movimentações financeiras. Em 2015, os canais digitais respondiam por 52% das transações.

Segundo a Febraban, o crescimento do mobile banking se deve também à migração de operações que eram feitas em caixas eletrônicos, cuja participação no total das transações caiu de 18% em 2015 para 15% em 2016.

A pesquisa foi feita em parceria com a consultoria Deloitte, a partir de informações de 17 bancos, que representam 91% dos ativos do setor bancário.

Pelos últimos números disponibilizados pelo Banco Central, as transações via celulares e tablets ainda não superaram as feitas pelo internet banking. Segundo o relatório com base nas informações repassadas por mais de 100 instituições financeiras, ao todo foram 16,59 bilhões de transações via celulares ou tablets em 2016 (28,13%), ao passo que as transações via internet banking somaram 19,9 bilhões, ou 28% do total.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: