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A Perda da Qualidade – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
em: Qualidade
fonte: Redação
13 de agosto de 2017 - 14:07

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Muito se fala sobre a qualidade do atendimento, a qualidade dos serviços e produtos, mas pouco se fala das empresas que tinham toda essa qualidade e as perderam, empresas que deixaram de oferecer atendimento, produtos e serviços de qualidade.

Mas afinal, por que isso acontece? Por que empresas, que até pouco tempo atrás eram verdadeiros modelos qualidade, caíram neste conceito?

Vários fatores colaboraram e ainda colaboram com esta situação. O primeiro destes fatores refere-se as empresas que não se atualizaram no decorrer do tempo e não acompanharam a evolução do mercado e dos clientes. Por terem feito sucesso por um longo tempo, essas empresas acharam que nunca seriam alcançadas e nem desbancadas, por isso, ganharam muito dinheiro, mas investiram pouco, hoje tentam correr atrás do tempo perdido.

Outro fator determinante foi a perda dos colaboradores de alto desempenho, esses estão sendo substituídos por colaboradores com qualificação inferior, o que tem causado a piora no atendimento, nos processos e nas entregas. Estas substituições feitas por colaboradores de qualificação inferior podem ser explicadas por se buscar custos menores, ou por não valorizarem os colaboradores de alto desempenho, abrindo as portas para a saída. Como os bons colaboradores são muito procurados no mercado, algumas se contentam com colaboradores mais ou menos, e quando você aposta em profissionais mais ou menos, você perde cliente e mercado.

Outro fator que explica a perda da qualidade é a compra de matéria prima inferior, isso acaba acarretando em produtos de qualidade inferior, que surtem os resultados com o qual os clientes se acostumaram a ter no passado, isso, faz com que eles busquem outras alternativas de resultados superiores.

Apresentar serviços deficientes, sem a devida qualidade costumeira, causa muita dor de cabeça aos clientes que se veem obrigados na maioria dos casos, a procurar os órgãos de defesa do consumidor para ter seus direitos atendidos e respeitados. São promessas não cumpridas, serviços incompletos e de má qualidade, que por falta de investimentos, pessoas e planejamento, ficam sem competitividade alguma, perdendo cada vez mais espaço para a concorrência e deixando cifras expressivas nos tribunais para cobrir indenizações aos clientes.

Com tudo isso colocado, chegamos a conclusão, que as empresas perdem a qualidade por falta de investimentos, falta de planejamento, falta de colaboradores competentes e qualificados, gestores mal preparados, falta de treinamento, falta de cursos de qualificação, falta de uma política bem definida e clara de cargos, salários e benefícios, contratações malfeitas, ou seja, pessoas com baixa qualificação e sem o perfil que o cargo exige.

Sua empresa está perdendo ou já perdeu a qualidade? Você profissional, perdeu a qualidade? Você parou no tempo e não se atualiza mais? Você acha que a busca constante por qualificação e conhecimento é importante?

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