Apr
13

Atendimento telefônico e e-mail

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Manchete Online
12 de abril de 2017 - 18:07

Atendimento-telefonico-e-e-mail-televendas-cobranca

Por: Tufic Derzi

No mundo atual é muito difícil não ter “bina”, ou melhor, identificador de chamadas no telefone, seja celular ou convencional. Quando aparece um nome – ou número que você conhece de quem está ligando – pode atender como tradicionalmente trata essa pessoa, seja formal ou informal.

Mas como atender uma ligação quando o número for desconhecido ou se seu telefone convencional não tiver “bina”? Sugiro duas formas diferentes, mas que tradicionalmente, poucos utilizam. E, se isso não acontece, cria-se um diferencial gratuito.

A primeira é falar diretamente seu nome. Essa técnica pode não ser indicada para mulheres, pois pode começar uma cantada caso seja engano. Também alguns homens não gostam dessa ação pela insegurança do mundo em que vivemos.

Minha segunda sugestão é atender com o termo “pronto”. Além de evitar o “alô” que todos utilizam, significa: estou pronto, pode falar! Importante ressaltar que essas duas sugestões não são minhas, mas sim, de algumas empresas conhecidas no mercado.

Com relação ao e-mail, quero chamar a atenção justamente para a falta de atenção com a pessoa que enviamos esse e-mail, digitando a mensagem, sem nos dar conta do padrão do mercado. Sugiro sempre colocar o nome da pessoa e uma saudação antes de colocar o assunto. Vale também lembrar que, se você colocar o termo “prezado” –

utilizado em correspondência formal – deve terminar com “atenciosamente”. Caso comece informal, tipo olá, caro, amigo, etc. deve finalizar também de forma informal, podendo usar: abraços, um grande abraço, cordialmente ou algo do gênero.

É claro que você pode não seguir e, até mesmo, discordar dessas sugestões. Mas tente achar algum diferencial para conseguir ser visto no mercado altamente competitivo, de maneira única. Quando todos falarem o nome ou pronto, eu mudarei para alô!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: