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Experiência do Usuário X Design

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Idea CRM
23 de julho de 2017 - 14:00

Experiencia-do-usuario-x-design-televendas-cobranca

Por: Heloisa Figueira

A disseminação da internet e o acesso rápido e fácil pelos dispositivos móveis, fizeram com que boa parte das empresas brasileiras percebessem a importância em manter uma presença online, seja por meio de sites, redes sociais ou blogs.

Ao entrar nesse “mundo virtual”, muitos gestores querem investir alto em design para ter o site dos “sonhos”. Realmente, o design é um fator muito importante e que chama a atenção do cliente. No entanto, muito mais do que visualmente bonito, o design deve ser pensando de forma estratégica.

O conceito de experiência do usuário (do inglês userexperience), por exemplo, tem como objetivo definir o nível de satisfação geral dos usuários que utilizaram um produto, serviço ou sistema oferecido pela companhia. Por meio da análise da experiência do usuário, é possível identificar quais os sentimentos foram despertados na pessoa enquanto ela fazia o uso destes itens.

Conhecer a experiência do cliente é muito importante para levantar pontos que a empresa pode melhorar e estratégias que são consideradas satisfatórias pelo público e que possam ser potencializadas.

Diante dessa realidade, o desafio das companhias é unificar o design visualmente bonito com a boa usabilidade. Pensando em auxiliar as empresas nesse objetivo, listamos a seguir 5 motivos para investir na experiência do usuário e incluir esse importante conceito no plano estratégico do seu negócio. Confira!

1 – Cliente satisfeito se torna fiel

Para que o cliente conclua uma ação satisfatória com a empresa, vários fatores são levados em conta. Por exemplo, ao navegar no site da companhia, o usuário espera ter uma experiência agradável, encontrando uma página intuitiva e que possibilite que ele ache o que está buscando de forma fácil e rápida. Superando a expectativa desse cliente, as chances de fidelização são muito maiores, além disso, o consumidor satisfeito se torna um ótimo propagador da marca.

Mas, se o cliente se deparar com informações irrelevantes, páginas de erros ou com um layout confuso, a experiência dele certamente será negativa e a possibilidade dele voltar a procurar os produtos ou serviços da companhia são bem pequenas.

2- Simplifique e obtenha resultados significativos

Pode parecer clichê, mas quando falamos em experiência do usuário o conceito “menos é mais” se aplica muito bem. Ao projetar o website da sua empresa, é importante pensar em um layout clean, com imagens leves e que tenha um carregamento praticamente instantâneo.

3- Organize as informações

É comum as empresas terem vários conteúdos para disponibilizar em seus websites e isso não é um problema. No entanto, o que vai tornar a experiência do usuário positiva é a forma como esse conteúdo está organizado nas páginas.

Ao construir o site, é preciso pensar na disposição das informações afim de tornar a navegação intuitiva. Opte por textos curtos e objetivos, evite surpresas, enrolação ou desvio do objetivo de busca do usuário. Quanto mais organizado e sucinto for o site, melhor será a experiência do cliente com a empresa.

4 – Dispositivos móveis: seu site está adaptado?

Hoje, é cada vez mais comum que as pessoas acessem os sites por meio de smartphones e tablets. Por isso, as empresas precisam oferecer a esses usuários uma experiência igualmente agradável a oferecida aos adeptos de desktop. Crie um site responsivo, com design leve e de fácil navegação, já que a velocidade da internet móvel no Brasil ainda tem muito a melhorar.

5 – Evidencie os canais de contato

Muitos usuários entram nos sites com o intuito de contatar a empresa para esclarecer uma dúvida ou solucionar algum problema. Por isso, é imprescindível manter os dados de contato sempre atualizados e de fácil acesso para o usuário, geralmente com um botão sinalizador no canto direito das páginas.

Adicione números de telefone, link para redes sociais, e-mail, chat online e endereço. Abrir e compartilhar esses canais de atendimento mostra que a empresa está preocupada em ouvir seus clientes, passando mais confiança e aumentando a credibilidade.

A experiência satisfatória do usuário com a companhia é muito importante para manter o negócio competitivo, ainda mais em tempos de grande recessão. Se você quer continuar por dentro das novidades de atendimento ao cliente, vendas e marketing, não deixe de acompanhar o nosso blog!

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