Feb
01

Marketing omnichannel em três passos

por: Afonso Bazolli
fonte: Serasa Experian
31 de janeiro de 2017 - 18:07

Marketing-omnichannel-em-tres-passos-televendas-cobranca

Conceito ainda pouco explorado pelos profissionais de marketing defende dados com qualidade para o sucesso no mundo digital

Multichannel, cross-channel e omnichannel. O sobrenome é igual (channel), mas o primeiro nome mostra que os conceitos são diferentes. O multi refere-se à utilização de todos os canais de uma empresa para engajar o consumidor. O cross reside na criação de uma experiência contínua por meio destes canais. Já o omni pode ser visto como um casamento entre os dois primeiros, resultando em uma experiência consistente graças às preferências coletadas em cada ponto de contato.

Para funcionar, o Marketing Omnichannel exige um profundo conhecimento do público-alvo da empresa em todos os meios – seja online ou offline. Portanto, o sucesso depende de uma boa coleta de dados para construir os perfis dos usuários. Confira três passos para elaborar uma campanha bem sucedida:

Colete dados de qualidade – as empresas estão incorporando mais informações de diferentes canais, mas nem sempre quantidade é qualidade. Certifique-se de que estes dados são importantes e interessantes para seu negócio, garantindo que a campanha possa atingir seu objetivo de engajar o consumidor. A melhor maneira de garantir dados confiáveis é checar as informações na entrada. Para ajudar nesta tarefa, existem soluções com recursos de validação em tempo real.

Consolide as informações – a segunda etapa é a consolidação dos dados e a criação de uma visão única do cliente – fator mais importante para alcançar o sucesso do marketing omnichannel. De acordo com um relatório da Econsultancy e Tealium, 72% dos profissionais de marketing têm como principal desafio solucionar o problema de fragmentação dos dados. O ideal é recorrer a soluções que identifiquem e façam a deduplicação automática para melhorar a eficiência e reduzir o tempo gasto em processos manuais.

Tenha uma estratégia de uso – é preciso saber o que fazer com os dados coletados. A equipe responsável pela estratégia deve trabalhar com essas informações para garantir que a campanha será efetiva para o cliente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: