Apr
29
28 de abril de 2015 - 18:00

Redes-sociais-ajudam-empresas-a-encontrar-as-pessoas-certas-televendas-cobranca

Por: Luísa Melo

Contratar as pessoas erradas sai caro. Segundo um estudo feito pela PwC e o LinkedIn, os gastos com desligamentos e seleções de novos funcionários em empresas de 11 países, somadas, podem chegar a 19,8 bilhões de dólares.

Participaram do levantamento companhias da Holanda, Reino Unido, Canadá, Singapura, Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha, Índia, China e Brasil.

A pesquisa cruzou os dados das interações de 277 milhões de usuários da rede social corporativa com informações de 2.600 organizações clientes da consultoria.

O cálculo tomou como base a quantidade de demissões de pessoas com menos de um ano no cargo em cada país, segundo a amostra da PwC, levando em conta que o turnover dentro desse prazo é considerado evitável e indica erros durante o processo de recrutamento.

A partir daí, estimou-se quantos empregados teriam sido desligados no primeiro ano de contrato caso o desempenho de cada país fosse igual ao daquele com o menor índice (a Holanda, com 4,8% funcionários demitidos nos primeiros 12 meses).

Da diferença entre os dois dados, foi possível calcular qual era o “excesso” de admissões em um ano. Então, multiplicando esse número pelo custo por contratação, chegou-se ao valor que cada país poderia economizar se suas companhias escolhessem as pessoas adequadas para as vagas abertas.

Como encontrar as pessoas certas

Se a dificuldade das empresas em encontrar profissionais qualificados antes estava diretamente atrelada ao aquecimento do mercado, a partir de 2008, mesmo com a economia fraca, esse desafio continua crescendo.

Foi o que descobriu a consultoria PwC ao ouvir cerca de 1.200 presidentes de empresa de todo o mundo, durante 17 anos.

Para João Lins, sócio da PwC, muito provavelmente, esse novo cenário está ligado às novas tecnologias e possibilidades hoje existentes.

E, sendo assim, para que as companhias sobrevivam a ele, “reposicionar as práticas de recursos humanos é essencial”, disse o executivo em um evento realizado pelo LinkedIn nesta quarta-feira, em São Paulo.

Isso significa que o tempo em que receber e analisar montes de currículos era o principal instrumento para uma empresa conseguir bons funcionários deve ficar para trás.

Com a grande quantidade de informações acessíveis pela internet e os ínumeros recursos para estudá-las sob diferentes recortes, o big data está se tornando um grande aliado do RH na hora hora de formar equipes.

Prova disso é que, na IBM, depois que a análise de dados e as redes sociais começaram a ser usados nesses processos, o gasto com contratações caiu cerca de 40%, segundo Alessandro Bonorino, vice-presidente global de aquisição de talentos da companhia.

No evento, em São Paulo, ele contou que há três anos, quando assumiu o cargo, cerca de 4 em cada 10 processos de recrutamento feitos pela organização precisavam do auxílio de um headhunter.

Hoje, pós a parceria com mídias sociais, essa dependência caiu para 10%. Ele diz que o apoio de profissionais especializados em achar talentos é importante em algumas áreas específicas, mas pode ser evitado naquelas de muita rotatividade.

De acordo com ele, só no último ano a IBM contatou mais de 1 milhão de candidatos a emprego nos 170 países em que ela atua.

Bonorino conta também que o sitema de seleção de empregados usado pela empresa está ficando “cada vez mais parecido com marketing”. Ele depende de estratégia e de acompanhamento em cada uma de suas etapas, para que a empresa possa descobrir onde perde candidatos, por que, e para quem, por exemplo.

Ele garante que, após o uso das dessas ferramentas, o índice de satisfação do cliente da IBM cresceu mais de 20 pontos percentuais.

Outros exemplos

Por meio de uma ação simples envolvendo o LinkedIn, a Natura conseguiu otimizar seu processo seletivo para estágio.

A empresa selecionou 200 entre os seus 7.000 funcionários para se tornarem embaixadores de sua marca na rede social corporativa. Por lá, eles começaram a compartilhar o que é a organização e o que ela quer de sua equipe.

Depois, a companhia criou uma página sobre carreira na plataforma, por meio da qual divulgou um vídeo em que seus estagiários contavam como era a experiência de trabalhar lá.

O resultado foi um número recorde de candidatos ao programa de aprendizes e um aumento de 12% no número de seguidores em seu perfil no LinkedIn, conforme contou sua gerente de RH, Andrea Zitune, no evento desta quarta.

A Nextel é outra companhia que se beneficia de diferentes mídias para encontrar os profissionais certos.

Desde 2011, quando começou a se preparar para trabalhar com a tecnologia 3G e soube que precisaria contratar mais 2 mil pessoas, ela criou uma página no facebook, um hotsite e passou a usar o LinkedIn.

Hoje, a companhia ainda precisa da ajuda de consultorias e headhunters para preencher seus cargos mais estratégicos, mas já faz uma triagem independente dos candidatos pelo LinkedIn antes de terceirizar o processo, o que reduz custos.

Segundo João Petronilho, coordenador de recursos humanos da Nextel, só neste ano (até o mês de abril) 40 novos funcionários foram “garimpados” pela rede social corporativa.

Para o próximo ano, o desafio da operadora será trabalhar com a frequência 4G e o LinkedIn já está ajudando nesse processo.

Mesmo com o número de vagas a serem abertas ainda indefinido, a empresa criou uma comunidade sobre a tecnologia e sobre seus negócios, a fim de atrair engenheiros e profissionais que possam futuramente se tornar seus funcionários.

Tópicos: Contratações, Gestão, Gestão de negócios, Empresas, IBM, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Serviços, Empresas de tecnologia, LinkedIn, Empresas de internet, Natura, Indústrias em geral, Empresas brasileiras, Empresas abertas, Nextel, Pesquisas, PwC, Internet, Redes sociais

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: