Aug
02

Twitter é fonte confiável para decisões de compra online?

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
01 de agosto de 2016 - 18:04 - atualizado às 21:18

Twitter-e-fonte-confiavel-para-decisoes-de-compra-online-televendas-cobranca

Estudo encomendado à Kantar IBOPE Media responde a essa questão e mostra a importância da internet na busca por informações sobre produtos e marcas

A importância das redes sociais nos dias de hoje é algo visível pela presença delas no cotidiano das pessoas. E o assunto rende pesquisas das mais diversas. Por exemplo, um estudo recente sobre o perfil de consumo na internet com base em dados da Kantar IBOPE Media na América Latina apontou que, no Brasil, a internet e o Twitter são ferramentas importantes no momento de decisão de compra dos usuários.

Entre os itens mais comprados pelos entrevistados estão livros, roupas, celulares e acessórios, aparelhos domésticos e cosméticos. A pesquisa sobre o perfil de consumo na web, realizada entre setembro de 2015 e janeiro de 2016, também contemplou usuários da Argentina, Colômbia e México.

De acordo com dados do TGI.net, da Kantar IBOPE Media, no Brasil, 83% dos internautas afirmaram que normalmente fazem buscas na internet antes de comprar qualquer produto e 81% disseram que a internet oferece informações sobre produtos e marcas que não podem ser obtidas em nenhum outro lugar. Além disso, para 71% dos internautas, resenhas online ajudam na tomada de decisão.

“O levantamento também mostrou que os usuários do Brasil consideram o Twitter uma mídia confiável, que oferece informações fiéis e oportunas sobre marcas e influência nas decisões de compra”, diz Marcela Doria, diretora de pesquisa do Twitter para a América Latina. Ainda sobre os dados do TGI.net, a publicidade no meio digital incentiva compras online 1,4 vezes mais do que para os não registrados na plataforma. Do total de usuários do Twitter no país, 71% realizou compras online – este total é o equivalente a 1,2 vezes mais do que aqueles que não usam. Os resultados da pesquisa revelam ainda que os “twittteiros” preferem usar mais o celular para fazer compras online.

Twitter Global

• 500 milhões de Tweets são enviados por dia.

• 80% dos usuários ativos são mobile.

• Disponível em mais de 35 idiomas.

• 79% das contas são de fora dos Estados Unidos.

• São 3.900 funcionários em escritórios por todo o mundo.

• Mais de 9 milhões de pequenas e médias empresas estão nesta rede social hoje.

• O Vine, serviço móvel do Twitter que permite que você capture e compartilhe vídeos curtos em looping, tem mais de 1,5 bilhão de visualizações de loops por dia.

• Mais de 200 milhões de pessoas assistem a Vines todo mês.

• O Periscope, app do Twitter para transmissão de vídeo ao vivo lançado em 26 de março, chegou a 1 milhão de usuários em 10 dias.

• O Periscope possui mais de 10 milhões de usuários e contabiliza mais de 110 anos em tempo de vídeos assistidos por dia.

• Foram feitas mais de 200 milhões de transmissões ao vivo via Periscope desde o lançamento, em março de 2015.

Twitter Brasil

• O Brasil está entre os cinco principais mercados para o Twitter.

• Em novembro de 2015, o Twitter completou 3 anos de operação no Brasil.

• Com um escritório em São Paulo para apoiar diretamente parceiros locais e usuários, o Twitter lançou suas operações no Brasil em 2012. Em julho de 2014, a empresa também abriu um escritório no Rio de Janeiro, dedicado à área de parcerias de mídia.

• São mais de 100 funcionários entre os escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como os brasileiros usam o Twitter?

• Faz parte da vida diária dos usuários

• 68% dos usuários brasileiros visitam o Twitter todos os dias e 1 em 2 engajam várias vezes por dia

• É uma fonte de informação diária e em tempo real

• 57% usam o Twitter para se atualizar sobre notícias de última hora

• 53% usam para procurar e descobrir o que está acontecendo

• Para a maioria dos usuários, o Twitter é mobile

• Para usuários em dispositivos móveis (celular como dispositivo principal)

• 81% usam o Twitter para seguir marcas e empresas

• 69% usam enquanto assistem a programas de TV

• 58% usam enquanto fazem compras

Twitter Brasil e TV em 2015

• Categorias mais comentadas

• 28% Esportes

• 18% Eventos Especiais

• 14% Novela

• 14% Reality

• 8% Música

• Comportamento

• 82% dos usuários acompanharam o Twitter como segunda tela

• 61% fizeram Tweets sobre TV

• Esportes

• Tivemos 570 milhões de Tweets sobre futebol no Brasil em 2015

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: