fev
22

Uso de mensagem SMS cresce 69% no Brasil

por: Afonso Bazolli
fonte: Folha de S. Paulo e Brasil Econômico
22 de fevereiro de 2012 - 0:15

Uso-de-mensagem-SMS-cresce-69%-no-Brasil-oficial

As mensagens de texto foram apontadas como o serviço de maior confiabilidade para usuários corporativos, com 39% deles preferindo se comunicar via SMS.

Por: Redação Brasil Econômico e Mariana Sallowicz (Folha de S.Paulo)

Mensagens representam 37,1% das receitas dos serviços de valor agregado das operadores O envio de SMS no Brasil cresceu 69%, apontou a 10ª edição do Monitor Acision de VAS Móvel (Mavam). O estudo indica que os usuários passaram a enviar, em média, 81 mensagens por mês desde setembro de 2011, frente a 48 mensagens por usuário mês verificada no quarto trimestre de 2010. Assim, esse serviço passou a representar 37,1% das receitas com VAS (serviço de valor agregado), o que gerou receita próxima a R$ 1 bilhão no terceiro trimestre de 2011, resultado da oferta de pacotes mais agressivos oferecidos pelas operadoras.

“As empresas de telefonia lançaram pacotes ‘ agressivos’ de SMS, com preços competitivos, o que ampliou a sua utilização”, diz Carlos Humberto Perissé, diretor da Quanti Pesquisa de Mercado, que participou do estudo. A rejeição é maior entre aqueles que não possuem smartphones. “Isso porque outros aparelhos não têm um teclado adequado para o envio de SMS. A barreira, no entanto, já não é mais o preço, como era há pouco tempo.”

O estudo mostra ainda que o uso de SMS ainda fica abaixo de outros países da América Latina. Obrasil fica atrás, por exemplo, da Venezuela e da Argentina (veja quadro).

Uso-de-mensagem-SMS-cresce-69%-no-Brasil-interna

Este serviço foi apontado pelos respondentes como o de maior confiabilidade para usuários corporativos, com 39% deles preferindo se comunicar via SMS para trocar mensagens com outros colegas de trabalho e 40% para asuntos profissionais. O Mavam ainda indicou que o impacto do uso de aplicativos de Mensagens Instantâneas (IM, na abreviação em inglês) tais como Blackberry Messenger, Whatsapp e Facebook Chat em detrimento do uso de SMS não foi grande. Cerca de 44% dos entrevistados afirmaram utilizar mensagens de texto. Já o aplicativo de chat do Facebook tem sido mais utilizado (29% dos usuários de mensagens) , com o Twitter ocupando a segunda posição com 20%. No entanto, esse uso ainda é concentrado nos clientes que têm acesso a pacotes de dados.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: