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Empresas de TV paga buscam inovar para conquistar cliente

por: Afonso Bazolli
fonte: Brasil Econômico
15 de abril de 2013 - 20:42

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Telefônica, Oi e GVT investem na criação de serviços, tecnologias e funcionalidades

Por: Carolina Pereira

Sem dúvida, o ano de 2013 será desafiador para as empresas de TV paga do Brasil. As operadoras terão prazo até novembro para reduzir em 35,21% o número de reclamações de clientes e, além disso, enfrentam também a necessidade de criar novos serviços, tecnologias e funcionalidades para atrair os consumidores em um mercado cada vez mais competitivo e com usuários mais exigentes.

Neste cenário, empresas como a Telefônica, por exemplo, já têm sentido algum impacto. A companhia passou de um total de assinantes de mais de 615,1 mil no fechamento do terceiro trimestre do ano passado para uma base de 598.837 em novembro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A operadora admite a perda de clientes e afirma que a queda ocorreu em um período de estruturação de novos serviços, segundo o presidente Antonio Carlos Valente. “De fato ao longo dos últimos meses de 2012 tivemos redução da base”, afirma. O resultado foi uma ultrapassagem feita pela Oi em participação de mercado. Até o terceiro trimestre, a concorrente ainda estava atrás da Telefônica, mas pelos números de outubro já ocupava a terceira colocação no ranking nacional, atrás de Net e Sky.

Agora, uma das apostas da Telefônica para voltar a crescer neste mercado é a velocidade de conexão, com um serviço chamado Vivo TV Fibra, que permite mais recursos de interatividade, gravação de conteúdo e até mais velocidade na mudança de canais.

Por enquanto, o serviço está disponível em nove cidades da região metropolitana de São Paulo, mas a Telefônica prevê expandir para 13 cidades este ano, de olho nos consumidores exigentes que fazem questão de ter suas TVs conectadas. “Existiu pouca inovação no mercado de TV por assinatura nos últimos anos”, analisa Valente.

Crescimento

Assim como a Oi, a GVT também tem apresentado crescimento na base. A empresa entrou neste mercado há cerca de dez meses e atingiu 705.448 usuários em novembro, calcada na estratégia de reunir transmissão de canais via satélite com acesso a conteúdos sob demanda e serviços interativos pela rede de banda larga. Outra aposta é no oferecimento de pacotes em alta definição desde os planos mais econômicos, para toda base de clientes.

“Queremos alcançar um milhão de usuários neste ano”, diz Marco Lopes, vice-presidente de marketing da GVT. Para impulsionar o número, a empresa prepara sua entrada na cidade de São Paulo, a maior do Brasil, em 2013. “As licenças estão em processo avançado, estamos trabalhando na estratégia de lançamento e definindo quais serão as primeiras regiões de atuação”, explica o executivo.

Para Lopes, o oferecimento de serviços e recursos adicionais têm sido umas das peças-chave para crescer neste mercado. Funções como interação com redes sociais ou a possibilidade de assistir programas que já passaram são alguns dos diferenciais que atraem clientes, na opinião do executivo.

“Temos um aplicativo do YouTube nas TVs que é usado por 66% dos clientes. É um exemplo da importância que é dada para recursos adicionais como estes”, afirma.

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1 Comentário
  1. Mais do que somente ajustar a tecnologia das operadoras a necessidade do cliente e realidade do país, é necessário olhar para qualidade do atendimento. O brasileiro, aguarda por tudo com ansiedade e costuma olhar toda inovação como vantajosa, e não costuma se importar em ter que aguardar, mas a incapacidade de comunicar das empresas aliada a centrais de atendimento ineficientes, de fato causam o maior impacto quando falamos do pilar satisfação do cliente.

    Rodrigo Sommacal em 08 de junho de 2013 - 20:25

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