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Todos podem ser vendedores, mas e o sucesso?

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
15 de abril de 2013 - 19:51

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Por: Marcelo Ortega

Ano vai, ano vem e muita gente ainda não se decidiu por qual carreira seguir. Muitos estão vendedores e não são de fato, profissionais de sucesso em vendas em suas empresas. Talvez, por não terem a convicção de que podem realizar este feito e serem felizes com esta maravilhosa profissão. Muita gente explica que de Janeiro a Março não se vende porque tudo no Brasil começa depois do Carnaval. Se você é desses, reflita: será que seus clientes compraram do concorrente em Janeiro e Fevereiro?

O fato é que vender é uma habilidade que precisa de treino, mas em minha opinião está presente em todos nós. Afinal, pelo menos, nossa imagem e nossas ideias estão em jogo o tempo todo, seja em uma entrevista de emprego, relações interpessoais ao fazer amigos, ao tratar com seus familiares, bem como no trabalho, com seu chefe e seus colegas. Apesar de não nos darmos conta, a venda é como a vida: em ambas há pressão, metas, objetivos, dificuldades, e muitas conquistas, o ano todo. É preciso ter flexibilidade, garra, criatividade, persistência, técnica, comunicação, negociação… Tudo isso está o tempo todo em nossa frente, e quem não sabe como lidar com essas situações, “fica vendido”.

A constatação acima se faz importante, principalmente, para o profissional de vendas, que exerce esta função sem ser graduado em curso superior, como é comum nas outras profissões. Por este motivo, o fato é que, absolutamente, qualquer um pode decidir trabalhar no ramo. O “X” da questão, porém, é o resultado que cada um será capaz de obter, sendo que o sucesso só será alcançado com a adoção de técnicas, como preparação, planejamento e estratégia. Apenas os que puserem essas teorias em prática serão diferenciados no concorrido mundo das negociações de produtos e serviços!

Se qualquer um pode vender, os que já adotam essa prática como profissão podem se aperfeiçoar. E é aqui que voltamos a falar da bagagem necessária para ingressar ou sobreviver neste mercado. Nos dias atuais, um bom discurso e uma boa aparência já não são mais suficientes para convencer o comprador. É impossível sugerir algo que não conhecemos a fundo, que não aprovamos para ter como nosso ou, até, que pensamos em comprar, assim como é impossível oferecer algo a um “desconhecido”. Ou seja, é imprescindível que o vendedor saiba tudo a respeito do produto ou serviço e também do cliente com quem está negociando.

A pessoa diferenciada tem domínio técnico, argumentação variada a cada situação e faz sempre as perguntas mais assertivas para, primeiro, compreender o que o cliente pretende comprar e, só depois, fazer a oferta de algo que poderá agradá-lo. Este profissional é capaz de atrair os mais diversos compradores, independentemente do cargo, porte, ramo ou poder aquisitivo. “Tudo que é produto de negociação é negociável”, já dizia Herb Cohen, um dos melhores negociadores do mundo. Pense nesta frase, caro vendedor, invista em sua capacidade e faça de 2013 um ano cheio de negócios fechados, afinal o Carnaval já passou.

Muito sucesso e até a próxima!

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