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Você costuma dar feedback para sua equipe de vendas?

por: Afonso Bazolli
fonte: Marcelo Caetano
11 de janeiro de 2017 - 18:09

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O feedback não é apenas uma forma de dizer aos profissionais de sua equipe o que eles estão fazendo de certo ou errado. Mais do que isso, é um processo de desenvolvimento e evolução dos vendedores e/ou representantes de vendas e também é crucial para o bom relacionamento entre vocês.

Tem líder que fala que não dá feedback porque não tem tempo para isso… Olha, o gestor que não tem tempo para dar feedback para sua equipe, provavelmente está investindo o seu tempo em coisas erradas. Ele está investindo o tempo dele para consertar os problemas que sua equipe tem justamente por falta de feedback.

Se você tem uma equipe maior e não pode dar um feedback mensal, organize a estrutura do feedback de forma trimestral. O importante é criar uma cultura consistente e um feedback estruturado, como expliquei neste artigo.

Quer ver um exemplo clássico que mostra a importância do feedback?

A demissão. Pois é, até nesse momento o feedback é crucial. Conheço muitas pessoas que são demitidas e não sabem por que elas foram mandadas embora. Se a empresa em que elas trabalhavam tivesse uma cultura de feedback, isso não aconteceria, ou, quem sabe, até mesmo a demissão poderia ter sido evitada se houvesse diálogo e acompanhamento do líder para resolver os problemas.

DICA:

O ideal sempre é que se tenha três conversas antes de partir para o processo de desligar da empresa. Eu tenho a primeira conversa e alerto o problema da pessoa e definimos ações para resolvê-lo. Na segunda conversa, reforço a questão e verifico o andamento do que foi planejado. Se nada mudar, aí sim chamo para o terceiro feedback e desligo a pessoa. Dessa forma, o colaborador sabe exatamente o que aconteceu e também evita-se que fique um clima ruim na empresa. O próprio profissional que estiver saindo vai se sentir agradecido. Ele vai perceber que você tentou resolver o problema.

Feedback é um ato de doação

Sabe por que o feedback faz tanta diferença no relacionamento com sua equipe? Porque esse processo mostra que você, líder, está engajado não apenas em aumentar os resultados da empresa, mas também em ajudar a desenvolver as habilidades e conhecimentos dos profissionais.

Muitas vezes, tudo o que o vendedor precisa para alcançar melhores resultados é uma palavra de apoio, uma orientação… Meia hora de conversa com o gestor pode fazer toda a diferença para o desempenho de um profissional. Os verdadeiros líderes entendem que estar nessa posição é ter que doar seu tempo e seu conhecimento para sua equipe. E o feedback é um dos momentos mais propícios para essa doação.

Quando você se doa para desenvolver uma pessoa, é o momento mais mágico que você pode ter em sua profissão, você vai passar a ser diferente como líder. Quando você senta na frente de um profissional e fala “eu vou doar todo o meu conhecimento, vou doar toda a minha experiência para fazer essa pessoa ser melhor, porque isso vai impactar na vida dela, na vida da família dela, vai impactar na carreira dela”, você vai ver que alguma coisa mágica vai acontecer com você. E você vai descobrir que dar feedback e desenvolver pessoas é realmente a principal função do líder.

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