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Xô, crise! Oportunidades de vendas para sua empresa

por: Afonso Bazolli
fonte: Idea CRM
17 de abril de 2017 - 18:07 - atualizado às 22:55

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Por: Heloisa Figueira

A crise econômica no Brasil está causando uma série de incertezas e preocupações para os empresários. A recessão promovida pela alta da inflação e do desemprego e, consequentemente, baixa no poder de compra dos consumidores, está fazendo com que muitas empresas comecem a repensar suas estratégias de venda, afim de fechar o ano no azul.

Apesar das dúvidas, muitos encaram os momentos de crise como ótimas oportunidades para melhorar e evoluir, levando, muitas vezes, as empresas a crescerem mesmo nos períodos de maior dificuldade. Mas, para isso, o empreendedor precisa estar pronto para enfrentar a crise de frente e sair da zona de conforto, pois o momento exige “pensar fora da caixa” para identificar as oportunidades de fortalecer a marca e fugir das estratégias que não vem proporcionando bons resultados.

Listamos, abaixo, algumas dicas importantes que podem ajudar a sua empresa a aumentar ou ao menos manter as vendas em épocas de crise.

Pensamento e atitude positiva

Encare o momento e suas especificidades de forma positiva e você logo perceberá que suas atitudes se tornarão mais proativas. Se você está desmotivado para realizar uma prospecção ou negociação, as chances de conquistar o cliente ficarão menores. Por isso, independente dos obstáculos que a crise pode estar trazendo para sua empresa, mantenha, sempre, uma atitude mental positiva, que, certamente, trará bons resultados para seu negócio.

Analise suas vendas e trace estratégias

O primeiro passo para encontrar novas oportunidades ou manter o fluxo de venda dos últimos anos, é avaliando o motivo pelo qual suas vendas caíram ou estagnaram. Busque identificar alguns pontos essenciais como: Por que seu negócio não está vendendo? O cliente chega até a sua empresa, mas não efetiva a compra? Ou ele nem conhece os seus produtos ou serviços?

Refletir e responder a essas perguntas é o ponto de partida para identificar onde está o maior problema no processo de venda. Se você perceber que as pessoas chegam até o seu estabelecimento, porém não efetivam a compra, é preciso promover descontos ou promoções, afim de despertar o interesse do consumidor pelo produto e, principalmente, pelo bom preço oferecido que, em tempos de crise, é um grande diferencial. Essa medida também garante que a empresa não fique com um estoque parado, em caso de comercialização de produtos.

Mas, se o problema das vendas está relacionado ao fato de as pessoas não conhecerem a sua empresa, é importante investir em estratégias de comunicação e marketing. Hoje, há opções de divulgação para todos os perfis de empresa, e também para todos os orçamentos.

Se sua empresa não tem um capital alto para investir nesse momento, uma dica é explorar o marketing digital, como redes sociais, e-mail marketing, site e links patrocinados, assim você promove a sua empresa de modo efetivo e com um custo muito mais acessível do que os serviços de marketing tradicional. Também é importante ter uma base de dados com os contatos e informações de seus clientes, para que as estratégias de divulgação fiquem mais direcionadas ao seu público-alvo.

Compartilhe o problema e encontre soluções

Em momentos delicados, como a crise que o Brasil enfrenta atualmente, é importante que os gestores compartilhem com suas equipes a real situação da empresa para que, juntos, possam criar boas soluções. No caso específico das vendas, ninguém melhor do que o próprio vendedor para dar um diagnóstico sobre os motivos que têm feito os clientes deixarem de comprar ou comprarem em menor quantidade.

É importante ouvir o seu time e também olhar com atenção o que a concorrência vem fazendo para manter-se firme perante a crise. As referências, unidas a um bom planejamento estratégico, garantirá bons fluídos a sua empresa, pois, mesmo no momento atual, sempre haverá pessoas interessadas em seu produto ou serviço, basta encontrá-las e conquistá-las.

Fidelização: a chave do negócio

A experiência de compra também é um fator importante para manter o fluxo de vendas e ajudar a fidelizar os clientes que já consomem os seus produtos ou serviços. Por isso, é imprescindível treinar a sua equipe de vendas para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado, além de oferecer produtos complementares ao que o cliente busca, pois isso pode ajudar a aumentar o ticket médio do seu negócio.

Durante o contato com o cliente, é interessante perguntar a ele como foi a experiência, se o atendimento foi satisfatório e se o produto ou serviço estava dentro de suas expectativas. Se não for possível realizar essas perguntas pessoalmente após a compra, utilize as pesquisas de satisfação enviadas por e-mail e até mesmo por SMS.

Todos os feedbacks enviados pelos clientes, positivos ou não, devem ser analisados e absorvidos para que os fatores negativos sejam corrigidos em um futuro breve, e as ações positivas possam ser potencializadas.

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