Oct
31
30 de outubro de 2016 - 14:08

Como-elaborar-um-treinamento-eficiente-para-os-colaboradores-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

A área de recursos humanos, na maioria das empresas, além de ser o facilitador para a contratação é responsável por difundir as reais necessidades da organização e o desenvolvimento dos funcionários para o satisfatório desempenho das atividades. Como no processo de recrutamento e seleção, a elaboração de treinamentos precisa ser criteriosa para que o profissional perceba o seu real valor para a organização e para a sua equipe. O melhor treinamento que o RH pode proporcionar aos colaboradores, de um modo geral, além de técnicas para sua área de trabalho e especializações, é conseguir fazer com que todos aprendam que são peças fundamentais para a empresa. Independente da atividade que o profissional exerça, ele precisa sentir-se importante e valorizado não somente financeiramente, mas como uma pessoa que pode trazer contribuições. Siga os passos abaixo e monte o treinamento ideal para seus colaboradores

1º Passo

Defina qual é o objetivo. Em linhas gerais podemos imaginar três objetivos básicos:

  • Treinamento de Produto
  • Treinamento Técnico
  • Treinamento Comportamental.

Comece então a montar um Plano de Treinamento destacando o objetivo, exemplo, CAPACITAR OS NEGOCIADORES PARA ARGUMENTAR ELIMINANDO AS OBJEÇÕES DO DEVEDOR.

2º Passo

Defina o tempo que você tem disponível para fazer o treinamento antes de começar a organizar os assuntos. Feito isso, veja se é possível aplicar o treinamento de uma só vez ou em duas ou três sessões.

Exemplo – CARGA HORÁRIA: 4 HORAS Em 4 SESSÕES DE 1 HORA

3º Passo

Crie no seu Plano:

  • O tema “Treinamento de Técnicas Argumentativas” deverá ser dividido em TÓPICOS para facilitar sua visão da sequência do Treinamento
  • Além do Objetivo Geral do Treinamento, você precisa definir o OBJETIVO ESPECÍFICO de cada TÓPICO. Só assim você saberá porque está apresentado um conteúdo e que utilidade ele tem para o participante do treinamento. Isso serve também para você verificar se o material ou texto que você destina a esse tópico, de fato atende ao OBJETIVO ESPECÍFICO ou não.
  • Cada TÓPICO será trabalhado de uma forma ou MÉTODO. Você pode trabalhar um TÓPICO falando sobre o assunto, outro através de um exercício, etc. A variação no MÉTODO é fundamental para que o seu Treinamento não fique cansativo e possa ser proveitoso para quem participa dele.
  • Defina que RECURSOS você vai usar para abordar cada TÓPICO do Treinamento. Pode ser material impresso, textos de apoio, vídeos, dinâmicas e etc.
  • Se você definiu que tem 4 horas para fazer o Treinamento todo, precisa prever quanto tempo irá durar o trabalho com cada TÓPICO do programa.

4º Passo

  • Prossiga com a mesma sequência, acrescentado os TÓPICOS do Treinamento, definindo os OBJETIVOS ESPECÍFICOS, o MÉTODO e o TEMPO de cada um, até completar sua Carga Horária final.
  • Não se surpreenda se faltar ou sobrar um pouco de tempo. Se você nunca fez isso é normal que aconteça. Porém verifique se cada assunto que você vai acrescentando é DE FATO útil para o Treinamento. Atenção: Não ceda à tentação de colocar coisas que você acha “legais” mas que não tem relação direta com o OBJETIVO GERAL do programa. Se faltar ou sobrar TEMPO, a sugestão é que você volte ao primeiro TÓPICO e verifique se não dimensionou mal o tempo de cada um.
  • Leve sempre em conta que o grupo de participantes precisa ter espaço para falar, expressar opiniões, fazer perguntas, etc. Isso precisa ser previsto nos tempos de cada parte do programa.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: