Jan
11
10 de janeiro de 2017 - 18:09

Atendimento-ao-cliente-veja-dicas-de-como-capacitar-sua-equipe-de-atendimento-televendas-cobranca

Por: Heloisa Figueira

Nos dias de hoje, todos os detalhes que envolvem o ato da compra são extremamente importantes para conquistar o cliente e fazer com que ele continue sendo fiel a uma marca. No entanto, em meio a um mercado cada vez mais competitivo, o atendimento pode ser a chave tão procurada pelas organizações para fidelizar os clientes.

Uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento do consumidor, revelou que 70% dos clientes não voltam a comprar em determinado estabelecimento quando consideram o atendimento ou o serviço prestado de má qualidade.

Mas, oferecer um bom atendimento tem sido um dos principais desafios das corporações atualmente. Para que o atendimento seja realizado de forma satisfatória é necessário que o profissional – que representa o elo da empresa com o cliente –  desenvolva habilidades e aplique conhecimentos específicos para suprir as necessidades do consumidor, com educação e agilidade.

Para tanto, é importante que a empresa ofereça ao seu time um programa de capacitação contínua, no qual os colaboradores possam conhecer mais a fundo os objetivos da organização, além de aprimorar as técnicas de um bom atendimento.

Listamos, abaixo, algumas dicas de como capacitar a sua equipe de atendimento de forma efetiva, proporcionando aos clientes um serviço de qualidade que vai de encontro com as suas necessidades.

Perfil do colaborador

O primeiro ponto que deve se levar em conta para formar uma equipe de atendimento eficiente é o perfil do colaborador. Algumas características são essenciais para que o profissional desempenhe um bom papel como atendente, por exemplo, facilidade de relacionamento, bom humor e capacidade de reagir positivamente.

Para evitar desgastes internos e problemas com os clientes, é interessante que a área de Recursos Humanos da empresa realize o processo seletivo levando em consideração as características primordiais para um atendente, pois esse é um pré-requisito que está diretamente ligado a personalidade do colaborador, sendo difícil de ser modificado.

Amplie os conhecimentos

É importante que as capacitações com os colaboradores sejam realizadas continuamente para agregar competências novas e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo. Nas formações, é preciso respeitar as características do meio no qual o atendente trabalhará: telefone, chat, e-mail ou redes sociais, por exemplo.

Nos primeiros encontros, é interessante expor informações internas como a visão e as metas da empresa, os produtos ou serviços comercializados e o que eles trazem de benefícios aos clientes. Além disso, é importante fornecer ao time informações sobre o mercado de atuação da empresa e posicionamento da concorrência. Alguns pontos relacionados ao desenvolvimento profissional do funcionário como habilidades de planejamento, organização e argumentação, também devem ser abordados durante as capacitações da equipe.

Outro aspecto importante, é treinar os colaboradores para realizar um atendimento mais humanizado. Para isso, é necessário estimulá-los a se colocar no lugar dos clientes e agir com naturalidade, afim de criar uma relação de confiança e proximidade entre a empresa e os consumidores.

Aprendendo nas vivências diárias

As capacitações programadas são ótimas para engajar a equipe, no entanto, é necessário que os gestores realizem um acompanhamento diário a partir das vivências reais dos colaboradores no ambiente de trabalho.

É na aplicação dos conhecimentos, na prática do dia a dia, que será  possível verificar a eficácia da capacitação desenvolvida pela empresa e identificar os pontos a serem melhorados. Oferecer aos colaboradores feedbacks constantes sobre a qualidade de seu trabalho, quais aspectos precisam ser aprimorados e como chegar nesse ponto de excelência, é essencial para manter o profissional motivado e o estimular a dar o melhor de si.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: