jan
22

Descubra o que é mito e o que é verdade na dinâmica de grupo

por: Angelica Balthasar
em: Vagas
fonte: Click Carreira
22 de janeiro de 2013 - 20:59

Descubra-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-na-dinamica-de-grupo-televendas-cobranca

Dizem que para assumir a liderança do grupo você deve ser o primeiro a falar. Será mesmo?

Por: Sofia Esteves

Se você é novato na arte de procurar emprego e está preocupado com sua participação na dinâmica de grupo, prepare-se para encontrar pelo caminho uma porção de “manuais” que podem trazer conselhos equivocados que reforçam ideias ou estereótipos que não são reais.

Já li, por exemplo, gente dizendo que o candidato deve ser o primeiro a falar na apresentação pessoal. Será mesmo que isso é tão relevante? Não acredito. Para mim, vale mais a pena falar na hora que você se sentir confortável e seguro. Nem sempre isso vai acontecer nos primeiros minutos do encontro.

Outra coisa que muita gente pensa é que sempre é melhor ser extrovertido e falar o máximo possível. Discordo, sabia? O importante, quando você for participar de um processo de seleção, é ser relevante, principalmente na dinâmica de grupo. Fale quando tiver uma opinião sobre o assunto, quando puder agregar alguma informação, quando tiver uma ideia nova. Não fale só por falar. E, claro, também não fique mudo porque o selecionador não tem como avaliar quem não participa das discussões.

Há também um mito de que, para assumir a liderança, é preciso ser o primeiro a falar depois de o grupo receber a tarefa. Não, não é assim. O conceito de liderança é bem mais abrangente e não está diretamente ligado a quem fala primeiro, fala mais ou fala mais alto. Na dinâmica, preocupe-se primeiro em ser você. Tentar assumir um personagem num momento tenso como esse pode acabar com as suas chances.

Há também quem diga que não pega bem usar roupa preta ou vestidos nessas ocasiões. Balela. Você precisa aprender a usar roupas adequadas ao ambiente de trabalho a que você está se candidatando. Se for participar da dinâmica de grupo de um banco, use roupas sóbrias, exatamente como os atuais funcionários do banco fazem. Se for para a dinâmica de uma marca de esportes radicais, vale a pena apostar num visual mais descontraído, mas sem exageros. Havaianas, nem pensar, ok? Nem para a dinâmica da Alpargatas.

Eu lamento informar, mas não há uma fórmula mágica para ser aprovado no processo seletivo. Cada empresa procura determinadas características para ocupar cada cargo. O importante é que você atenda aos pré-requisitos da vaga e se sinta confortável para participar da seleção. Não se intimide com os intercâmbios que seus concorrentes já fizeram e nem com os cinco idiomas que eles falam fluentemente. Se o seu perfil estiver adequado às expectativas da empresa e você tiver muita vontade de aprender, terá grandes chances de ser o escolhido.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: