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24 de maio de 2016 - 18:04

Marketing-de-influencia-a-nova-ferramenta-dos-profissionais-de-vendas-televendas-cobranca

Por: João Kepler Braga

Marketing de influência nada mais é do que a arte de engajar pessoas que são influentes on-line para compartilhar mensagens de marcas com seus públicos na forma de conteúdo patrocinado.

Basta uma rápida observação no mercado para perceber como essa prática tem se tornado cada vez mais comum. Muitas empresas têm utilizado celebridades para divulgar seus produtos e serviços. Essas pessoas famosas, que têm uma legião de seguidores – que, consequentemente, seguem aquilo que elas falam ou fazem –, atuam como porta-vozes de marcas interessadas em atingir novos públicos.

Mas não são apenas os queridinhos da televisão que podem desempenhar esse papel. Existem caminhos alternativos para você/sua empresa utilizar essa ferramenta para atingir novos mercados. Blogs, e-books próprios e posicionamento nas redes sociais são alguns exemplos disso. Eles funcionam como uma porta aberta para qualquer pessoa/organização que tenha uma grande influência em segmentos específicos ou seja referência de mercado. E são úteis não apenas para divulgar alguma informação específica, mas também para direcionar e fazer curadoria para as pessoas que confiam no que aquele formador de opinião tem a dizer. Ou seja: também é possível usar essa influência para falar sobre produtos e empresas de que você goste e confie (e acabar ganhando dinheiro com isso).

Certo, até aqui, nenhuma novidade. Na verdade, a novidade é que existe uma nova geração de embaixadores que passou a ser influenciadora de marcas, produtos e serviços. E a grande sacada é que seus clientes também podem ser esses influenciadores!

Para quem destinar sua verba?

O que talvez nem todos tenham percebido ainda é que a grande diferença é que muitas dessas pessoas comuns são líderes e referências em segmentos específicos e podem engajar muito mais com foco na conversão de vendas.

No fundo, sabemos que as celebridades são bem-pagas para postar uma publicidade qualquer ou um texto corporativo, enquanto pessoas “normais” fazem isso por convicção e por um valor muito mais barato – senão até mesmo de graça.

No marketing de influência, o segredo é investir não no maior (a celebridade famosa, por exemplo), mas em influenciadores específicos e estratégicos, pois, assim, mesmo com investimento menores, que resultem em alcances menores, os resultados são melhores, mais assertivos.

Ou seja, atualmente, é mais importante medir resultado real em conversão (ou ROI – return over investiment, retorno sobre o investimento) do que em quantas curtidas, comentários e compartilhamentos você recebeu através de um post de uma celebridade. Com esses influenciadores do mundo real, é possível ter um conteúdo espontâneo, pessoal e criativo. E isso termina engajando muito mais, porque aproxima os consumidores reais, que buscam impressões e opiniões verdadeiras.

A teoria por trás da prática

Esse foi um dos temas mais comentados no maior evento de varejo do mundo, o NRF Retail BIG Show, que aconteceu recentemente em Nova York (EUA). A especialista em marketing digital Kristy Sammis explicou uma vertente também importante do marketing de influência, que é a participação dos clientes da empresa para aumentar a notoriedade da marca e influenciar as decisões de compras de outros clientes.

Na verdade, ela destacou que é possível ir muito além do depoimento, através das mensagens de clientes que compartilham suas histórias pelas redes sociais, contando suas experiências e falando sobre o relacionamento deles próprios com as marcas e os produtos que estão indicando.

Segundo Sammis, mais de 81% dos consumidores tomam decisões de compra com base em mensagens sociais de amigos. Se surpreendeu com esse número? Esse é o resultado do poder das convicções!

O fascínio das celebridades como artistas, cantores e jogadores de futebol está longe de ser ameaçado, mas, para muitos, investir em influenciadores específicos é muito mais eficiente, além de ser mais barato. Além disso, o realismo e a autenticidade de histórias de clientes é ainda uma poderosa ferramenta de marketing, mais do que comprovada.

Para usar essa tendência a seu favor, independentemente de seu segmento de atuação e do tamanho do seu negócio, o primeiro passo é se preocupar em cuidar do relacionamento com seus clientes e parceiros. Você tem feito isso?

João Kepler Braga é reconhecido como o palestrante mais sintonizado com a inovação e a convergência digital no Brasil. Escritor e pensador que mostra em suas palestras as melhores práticas já testadas e desenvolvidas por anos de experiência em seus próprios negócios, é espalhador de ideias digitais e acredita que só a aplicação na prática pode realmente mostrar como tudo funciona.

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