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Como o chat online pode melhorar a experiência dos clientes dentro do mercado financeiro?

Por: Afonso Bazolli
Em: Call Center
Fonte: Hi Platform

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Neste post explicamos como o chat online pode melhorar a experiência dos clientes ao otimizar a comunicação, fortalecer a confiança e gerar credibilidade dentro do mercado financeiro!

O surgimento de novos modelos de negócio e tecnologias voltadas para setor financeiro tem exposto a necessidade de inovações no segmento, que ficou ‘estacionado’ por um longo período.

Aquele tempo em que o atendimento ao cliente se resumia às chamadas telefônicas e filas enormes nos bancos, passou. Hoje, o cliente que usufrui dos serviços relacionados ao mercado financeiro, é mais imediatista e não mede esforços para contatar as empresas para sanar suas dúvidas ou fazer solicitações (como empréstimos, negociação de dívidas, pagamentos, consultas/saldos, câmbio, assuntos de seguros, inclusão financeira etc.).

De acordo com a Pesquisa de Tecnologia Bancária feita pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os investimentos e despesas (de tecnologia) do setor financeiro somaram R$ 19,5 bilhões no Brasil, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Números como estes, mostram a evolução dos canais de comunicação digitais dentro do mercado financeiro, que acabou adotando outras formas de atender o cliente.

Quando o assunto é melhorar a experiência no mercado financeiro, o chat online apresenta-se como um dos bons aliados. Continue a leitura e veja como isso é possível!

Atendimento ágil e simultâneo

Atualmente, a experiência de atendimento Omnichannel (que integra vários canais de forma unificada), é a mais desejada pelos usuários que mantém contato constante e direto com bancos, instituições financeiras e Fintechs (termo que surgiu da união das palavras ‘financial’ e ‘technology’). Isso porque esse tipo de experiência oferece uma variedade de canais de comunicação integrados e agilidade no atendimento, possibilitando que o usuário tenha autonomia para executar vários trâmites.

A solução de chat da Hi Platform, o HiChat, se aplica porque é uma opção de contato direto e imediato, que evita as filas indesejadas e aquela transferência incômoda de setor para setor sem resolução nenhuma.

Além do contato rápido e direto, o chat online também é cômodo para o cliente. Já pensou, se o cliente de uma instituição financeira precisa tomar uma decisão que demanda urgência e não tem como ligar ou acessar outro canal que não seja um meio digital, como o chat?

Investimento onde há mais necessidade

Um dos fatores que determinam a economia no processo de atendimento, é a escalabilidade. O chat online foca no atendimento simultâneo (até 4 pessoas) e otimiza o tempo dos profissionais, que conseguem desenvolver outras atividades ao mesmo tempo.

Com a redução nos custos operacionais, haverá verba para investir em outras áreas problemáticas que, dentro do processo, resultam na má experiência ao cliente. Se essa ferramenta reduziu os custos no atendimento, a empresa pode investir na área que faz as cobranças de débitos, títulos ou documentos, por exemplo.

Para a empresa, o chat online tem excelente custo-benefício se for comparado ao 0800. Os gastos com as chamadas telefônicas (aparelhos, impostos e estrutura física) superam o valor da manutenção de uma plataforma de comunicação digital.

Acesso aos relatórios para conhecer o cliente

Ter acesso aos relatórios e métricas é indispensável porque isso está relacionado à saúde da empresa como um todo. O atendimento que a sua empresa está prestando aos usuários do mercado financeiro está provocando a satisfação ou a insatisfação da maioria? O que faz o usuário se retirar da conversa? Qual é a abordagem ideal para tratar assuntos delicados, como um débito elevado, por exemplo?

Os relatórios que o HiChat emite, são capazes de ajudar nos insights e auxiliar na análise desse tipo de questão. Isso faz com que a empresa tenha conhecimento dos pontos falhos do atendimento e corra atrás de melhorias para entregar a melhor experiência possível ao cliente.

Confiança para o usuário e credibilidade para a empresa

Por tratar de assuntos mais sigilosos e singulares, é ideal que a instituição financeira disponha um canal que ofereça atendimento humano também. Algumas pessoas se sentem mais seguras para falar de assuntos delicados e tendem a depositar mais confiança quando estão falando com um humano.

O chat online permite atendimento ágil, simultâneo, seguro, documentado e em contato com os atendentes. Por isso, é um grande aliado do mercado financeiro, que precisa expressar credibilidade e despertar a confiança das pessoas.

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