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Cultura digital na empresa: como adotar e incentivar?

Por: Afonso Bazolli
Em: Call Center
Fonte: Voxage

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Para acompanhar os novos perfis de consumo e melhorar processos operacionais, as empresas renovam suas tecnologias. Desenvolver a cultura digital na empresa é imprescindível, mas apenas utilizar novos equipamentos não é suficiente. É preciso adotar um comportamento condizente com as transformações que essas tecnologias promovem. Treinar colaboradores para que sejam cuidadosos com informações sensíveis ou sobre como devem se comportar nos meios digitais são exemplos de condutas importantes para o ambiente corporativo. Deseja saber mais sobre como adotar e incentivar uma cultura digital saudável na sua organização? Continue a leitura com a gente!

Cultura digital na empresa: como adotar?

Empregar a cultura digital na empresa pode ajudar a impulsionar as vendas e melhorar o atendimento ao consumidor. Para que ela funcione, entretanto, é preciso que seja assertiva. Veja a seguir alguns pontos necessários para implementar a cultura digital.

Mapeamento

Mapear os processos da empresa pode dar trabalho, mas vale a pena. É nesse momento que se toma conhecimento dos passos necessários para fazer os serviços que o negócio precisa. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas, pontos de melhorias e até quais tecnologias podem acelerar a operação.

Presença on-line

Se a empresa já tem site e perfis em redes sociais, é preciso avaliar o uso dessas ferramentas. Quais plataformas realmente agregam valor ao negócio? Elas estão sendo bem administradas? O consumidor está satisfeito? Os colaboradores responsáveis estão alinhados com o público e as metas da empresa? Esses são alguns aspectos que devem ser analisados tanto por quem está começando como por quem já utiliza os meios digitais.

Colaboradores

Para uma boa implementação da cultura digital, é essencial alinhar comportamentos e processos com os colaboradores. Um treinamento eficiente possibilita que eles saibam fazer bom uso das novas tecnologias. Pontos que devem ser disseminados entre a equipe:

como deve ser o comportamento on-line (uso de redes sociais da empresa, canais multimídia e segurança da informação);

padronização do atendimento;

quais são as melhores formas de usar os canais digitais;

incentivo à inovação tecnológica.

Integração

É importante fazer a integração de softwares e tecnologias da empresa. Dessa forma, é possível cortar custos e tempo gastos na operação de alguns processos. Além disso, os setores do negócio ganham muito com a alimentação automática de informações que dependem de outros departamentos. Pode-se, então:

obter leads de vendas por meio da central de atendimento;

antecipar demandas do cliente a partir do histórico de interações;

informações de compra para lidar com fornecedores.

Como incentivar?

A base para qualquer mudança organizacional é a comunicação. Ter um canal aberto para falar com os colaboradores, seja em reuniões, seja em caixa de sugestões, permite ouvir primeiro para ser ouvido depois. As sugestões e as críticas devem ser separadas de acordo com os objetivos e as visões do negócio. As críticas podem ser resolvidas com soluções inovadoras para demonstrar como as decisões devem ser tomadas: de forma criativa. É importante que a equipe entenda que as mudanças (que estão por vir ou que já estão em implantação) trazem benefícios para os colaboradores também, não somente para os negócios. O bem-estar dos profissionais deve ser priorizado perante a implementação. Além de reduzir custos e trazer inovações tecnológicas para o negócio, a implantação da cultura digital maximiza o alcance de clientes. Isso porque se adapta ao presente e ao futuro dos consumidores, tanto os internos quanto os externos. Agora que você já sabe mais sobre a cultura digital na empresa, entre contato com a gente e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

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