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O que realmente motiva o profissional de atendimento

Por: Afonso Bazolli
Em: Call Center
Fonte: Omnize

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Todo profissional, qualquer que seja a área de atuação, precisa de motivação para realizar um bom trabalho em uma empresa. E é papel de um bom gestor criar formas de motivar seu funcionário, para que ele integre uma equipe dedicada e produtiva para seu negócio. Na área de atendimento, seja interno ou externo, não é diferente: o colaborador precisa de incentivos para se manter interessado e prestar um bom serviço. Mas o que motiva esse profissional?

Participação na empresa

Primeiro, é importante lembrar que uma empresa é feita por todos que trabalham por ela, do menor ao maior cargo. E os funcionários precisam sentir de fato que fazem parte da organização. Por isso, é importante pensar na colaboração entre a equipe que compõe a empresa. Aproximar-se de seus funcionários e ouvir o que eles têm a dizer é fundamental para que eles percebam a importância de seu papel dentro da organização.

O profissional de atendimento pode ser um dos seus ativos mais valiosos, se você souber ouvi-los com atenção. Ele é a linha de frente que está em contato com o seu cliente o tempo todo, e pode ter muitos insights para melhorar o seu produto ou serviço. Promova reuniões com sua equipe e mostre-se sempre disponível para conversar abertamente com todos. Além de melhorar as relações de trabalho, muitas boas ideias podem surgir dessas interações e ajudar no crescimento da empresa, pois esse tipo de relação incentiva a participação e criatividade de toda a equipe.

Possibilidades de crescimento

Nada é mais desanimador para quem trabalha do que saber que não existe possibilidade de crescimento na carreira. Isso desmotiva instantaneamente, pois ninguém que se matar de trabalhar pela mesma coisa a vida inteira. Todos nós desejamos evoluir e é fundamental que seus funcionários consigam enxergar essa possibilidade dentro da organização.

O setor de atendimento é uma grande porta de entrada para novos profissionais sem experiência e sedentos por oportunidades. Promova treinamentos e cursos de capacitação e incentive aqueles que desejam estudar e se especializar em alguma área. Identifique quais funcionários têm mais potencial e promova-os a analistas, sêniores e supervisores. Isso motiva a equipe inteira a produzir ainda mais para também serem reconhecidos pela gestão.

Retorno financeiro

Esse é um tipo de motivação mais imediato e muito bem aceito em qualquer empresa. Na área de atendimento, principalmente a que lida diretamente com o cliente, o funcionário precisa de incentivo para dar seu melhor e vender mais.

Ter um retorno financeiro ligado às vendas realizadas é um bom começo. Isso pode ser feito por meio de comissões ou até mesmo de programas de benefícios. Se esse tipo de método não te interessa, também pode ser feito um programa de metas a serem cumpridas mensalmente.

Reconhecimento pelo trabalho

Outro ponto a ser destacado é reconhecer o bom trabalho feito pelo funcionário. Elogiar e pontuar os pontos positivos que cada colaborador tem e destacar sua importância para o funcionamento e crescimento da empresa é fundamental para que ele se sinta valorizado. Além disso, ter esse tipo de diálogo aberto vai facilitar na hora de mostrar a ele o que precisa ser melhorado.

Um profissional valorizado pelo empregador tem muito mais motivação para aprimorar seu trabalho e crescer junto com a empresa. É uma relação em que as duas partes só têm a ganhar. Por isso, invista já no relacionamento e motivação de sua equipe de trabalho. Você verá resultados satisfatórios de produtividade e verá grandes melhorias no ambiente de trabalho.

Gostou das nossas dicas? Elas se aplicam a sua realidade? Compartilhe conosco suas experiências e opiniões!

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