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Tipos de consumidores: como atuar com soluções omnichannel adequadas para cada público.

Por: Afonso Bazolli
Em: Call Center
Fonte: GVP

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Há um certo tempo, o tema perfil do novo consumidor vem sendo bastante debatido no mundo empresarial, principalmente nas áreas de marketing, relacionamento e vendas. Toda essa movimentação acontece por conta das diferenças encontradas em cada grupo de consumidores.

Os avanços tecnológicos e os novos hábitos das gerações que já nasceram conectadas fazem com que o público tenha características, necessidades e expectativas diferentes. Sendo assim, uma abordagem generalista por parte das companhias certamente não irá proporcionar bons resultados.

Conhecer e entender o perfil e saber o que busca os consumidores é fundamental para que as marcas consigam manter um bom relacionamento com o seu público. Por isso, as soluções omnichannel de qualidade são essenciais para as empresas que almejam oferecer uma experiência completa e positiva para os clientes de diferentes perfis, dando um passo importante rumo a fidelização.

A seguir, iremos abordar algumas características comuns em diferentes tipos de consumidores e mostrar como as soluções omnichannel ajudam as empresas a estabelecer um bom relacionamento com o seu público. Confira!

Consumidores menos previsíveis precisam de uma atenção diferenciada no relacionamento com as marcas.

Como mencionado no início, os avanços tecnológicos e a evolução que a sociedade passou nas últimas décadas impactaram diretamente no perfil dos consumidores atuais. Hoje, as marcas lidam com diferentes gerações, desde as mais conectadas até as mais conservadoras.

Independentemente de qual seja a geração dos seus clientes, há pontos comuns entre elas, por exemplo, a dificuldade para prever suas ações. Antes de toda essa revolução em termos de consumo, as empresas conseguiam criar previsões muito próximas da realidade. Mas, atualmente, é muito mais complexo prever os passos dos clientes, pois eles levam em consideração uma série de aspectos sociais, econômicos e culturais que vão além da sua faixa etária.

Sendo assim, uma forma das empresas se anteciparem é trabalhando com boas soluções omnichannel que integram em uma mesma plataforma canais diversos que atendem as necessidades e expectativas de diferentes públicos, como telefone, chat, bot, redes sociais, SMS e aplicativos móveis. Deste modo, independentemente de qual seja o tipo de consumidor, a sua marca oferecerá a ele meios adequados para estabelecer um relacionamento de qualidade.

Soluções omnichannel oferecem rapidez, personalização e assertividade nas interações com todos os tipos de consumidores.

Como vimos, o público atual é bastante heterogêneo e saber lidar com essas diferenças é o que destaca as empresas no amplo e concorrido mercado. Além da variedade de canais que uma solução omnichannel de excelência oferece, há também outros pontos importante nessas ferramentas que ajudam a aprimorar o relacionamento com diferentes tipos de consumidores, como a rapidez, a personalização e a assertividade na resolução das demandas.

Com todos os canais e histórico do cliente integrados em uma mesma plataforma, é possível acompanhar toda a jornada do consumidor com um poder de resolução bastante rápido, eficaz e personalizado de acordo com o seu perfil. Até mesmo os recursos automatizados, como os bots, são capazes de executar as atividades de um atendente humano, com o diferencial de estarem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Vimos no artigo de hoje que as marcas da atualidade têm o desafio de se relacionar com públicos de diferentes tipos e mostramos também que uma boa solução omnichannel é capaz de ajudar as empresas a estabelecerem um relacionamento de excelência com os seus clientes, trabalhando de forma rápida, eficaz e personalizada.

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