Imprimir Artigo

Imprimir

A Inadimplência volta a crescer – Por Carlos Pires

Por: Carlos Pires
Em: Cobrança
Fonte: Redação

A-inadimplencia-volta-a-crescer-televendas-cobranca

No mês passado, foram divulgados os números da inadimplência do consumidor brasileiro. A notícia não foi nada agradável, pois o número subiu 3,95% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo ainda com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a dificuldade para quitar as dívidas é o resultado do endividamento das famílias, do baixo crescimento econômico e da inflação alta. A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito.

Os dados mostram ainda que a quantidade de CPF’s negativados aumentou de 54 milhões para 55 milhões no mês passado. De acordo com o SCPC, entretanto, o resultado de outubro ainda é a segunda menor expansão da inadimplência em 2014.

Em comparação com o mês de setembro de 2014, a inadimplência em outubro subiu 1,26%. Já para o SCPC, o avanço dos “calotes”, apesar dos incentivos e “feirões” de negociação de dívidas realizados e que ainda vão se realizar, reflete as dificuldades dos consumidores em quitar seus débitos. Embora a inadimplência tenha avançado em outubro, o SCPC acredita que esse indicador deve desacelerar até o fim do ano devido ao recebimento das parcelas do 13º salário e aos empregos temporários que surgem com a demanda de Natal e ajudam muito a melhorar este índice.

A quantidade de dívidas em atraso também aumentou em outubro na comparação com o mesmo mês de 2013, avançando 3,93%. Já em relação a setembro de 2014, o indicador ficou praticamente estável, apresentando um ligeiro crescimento de 0,06%. Mas a quantidade de novas pendências, com até 90 dias de atraso, aumentou 13,55% na comparação mensal.

A alta da inadimplência em outubro acabou revertendo a queda registrada em setembro. O problema é que estamos passando por um período de renegociações de dívidas e da entrada da parcela do 13º salário, mas, por outro lado, a dificuldade de pagamento dos débitos continua, pois o endividamento das famílias é alto.

A taxa de juros voltou a subir, com isso, a confiança dos consumidores é cada vez menor. Desta forma, temos efeitos positivos e negativos, mas infelizmente os negativos estão pesando mais.

Para as empresas que souberem negociar com os clientes e chegarem na frente, os meses de novembro e dezembro devem trazer dados mais positivos para a inadimplência. É provável que continuemos tendo mais inadimplência do que em 2013, mas o ritmo de deste crescimento deve diminuir.

A grande maioria do povo brasileiro não deve porque quer, mas sim por descontrole financeiro. Infelizmente no Brasil, boa parte da população não tem acesso a educação financeira, sendo assim, o descontrole vem a tona, principalmente ocasionado pelos momentos de empolgação.

Desta forma, o 13º salário deve ser muito utilizado para resolver boa parte dessas pendências financeiras. O ideal para quem tem condições, é quitar tudo agora e procurar não fazer novas dívidas no Natal, porque o ano, já começa com muitos compromissos financeiros.

O problema da inadimplência tira o sono de empresas e clientes, para diminuir este sério problema, é necessário “ensinar” o cliente a controlar suas contas, deixando de lado a empolgação.

Neste momento, o bom preparo dos profissionais de cobrança e de atendimento, somado a excelentes condições de pagamento, é fundamental para fazer com que o cliente opte por liquidar as dívidas primeiro com sua empresa, pois a grande maioria dos clientes não possui dívidas apenas em um lugar.

Sua empresa está com a inadimplência alta? Sua equipe está preparada para recuperar estes clientes? Você acredita que a inadimplência tende a crescer ou a diminuir em 2015? Você já ficou inadimplente?

Um grande abraço a todos!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/cobranca-2/a-inadimplencia-volta-a-crescer-por-carlos-pires-41372/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: