Imprimir Artigo

Imprimir

Aumento da Inadimplência: Com três meses consecutivos de crescimento, a taxa de brasileiros devedores chega a 66.7%

Por: Afonso Bazolli
Em: Cobrança
Fonte: Redação

Aumento-da-inadimplencia-com-tres-meses-consecutivos-de-crescimento-a-taxa-de-brasileiros-devedores-chega-a-66-7-televendas-cobranca-meireles-e-freitas-cobranca-digital

Sabe-se que a crise gerada pela pandemia do coronavírus provocou danos sem precedentes. No Brasil, o nível de desemprego bateu recordes e, como consequência, o número de inadimplentes também aumentou significantemente. Segundo pesquisa divulgada este mês pela CNC, o percentual de famílias endividadas no país cresceu pelo terceiro mês consecutivo, chegando a 66.7%, em fevereiro de 2021 (um aumento de 1,6 pontos em relação a fevereiro de 2020). Vale ressaltar que esta é a maior proporção de endividamento no Brasil desde outubro de 2020.

O Blog Televendas & Cobrança conversou com a Meireles e Freitas Cobrança Digital, assessoria de cobrança consolidada no mercado de gestão de recebíveis, e a empresa afirma a percepção de um aumento de mais de 160% na busca pela da terceirização do serviço de cobrança, somente no primeiro trimestre de 2021. Baseada em sua experiência, a Meireles e Freitas acredita que muitas empresas tenham percebido a redução de pagamento por parte dos clientes e tenham considerado esta quebra como um fator crítico em suas saúdes financeiras.

Hoje, a MF Digital enxerga e destaca três grandes fatores para o combate das empresas contra o aumento da inadimplência: a abrangência da carteira de clientes devedores, a análise de dados e o investimento em ações que possam garantir o pagamento.

1.Abrangência da carteira de clientes devedores

Esta ação pode ser realizada com uma atuação híbrida (humanos e robôs), podendo segmentar as operações e deixar, por exemplo, determinadas faixas de atraso ou partes da carteira que tenham um perfil de público com uma maior aderência aos canais digitais somente para agentes virtuais e chatbots. Dessa forma, as operações podem ser feitas apenas por robôs ou de forma que eles impulsionam o trabalho dos humanos, gerando resultados ainda mais positivos. No primeiro trimestre, com o avanço da quantidade, as integrações possíveis e a tecnologia dos agentes virtuais, a empresa teve um crescimento de 22% em relação às negociações do trimestre passado, mesmo com o crescimento da inadimplência. 

2.Análise de dados

Sabemos que, no cenário corporativo atual, dados são como ouro. Por isso, é preciso que haja uma análise aprofundada de informações, como as de quebra de pagamento para, assim, realizar monitoria no trabalho dos robôs e humanos, cruzando essa informação com o comportamento dos clientes, entendendo o porquê da falta de pagamento dos acordos. Assim, a empresa consegue trabalhar em cima de argumentações para os motivos específicos de não pagamento no momento da negociação, além de entender os perfis comportamentais de quebra de pagamento e traçar estratégias para combater esta quebra dentro de um determinado perfil. Ações como essa fizeram uma carteira específica da empresa do mercado de cartão de crédito reduzir a quebra de 38% para 18% no primeiro trimestre se comparado ao trimestre anterior. 

3. Investir em ações para garantir o pagamento

Após a negociação, é necessário que as empresas tenham ações que garantam a realização do pagamento, como ações de lembretes e recobrança, sempre trabalhando o relacionamento com o cliente, para que ele priorize a sua empresa no momento de fazer os seus pagamentos. Estas ações podem ser via SMS Popup com a linha digitável, portais de pagamento com cartão de crédito e bots de voz com integração para o envio de linha digitável, em uma régua para lembretes até o dia do vencimento.

Aumento-da-inadimplencia-com-tres-meses-consecutivos-de-crescimento-a-taxa-de-brasileiros-devedores-chega-a-66-7-televendas-cobranca-meireles-e-freitas-cobranca-digital-interna-1

(Simulação do MFPAY, o portal de pagamentos e negociação da MF Digital)

Venâncio Freitas, CEO da Meireles e Freitas Cobrança Digital, sinaliza que, neste primeiro trimestre do ano, a empresa teve um crescimento de 45% na capacidade de extrair produtivos. “Esse aumento expressivo se deve a inclusão dos robôs em nossas ações, já que com essa estratégia, atrelada ao trabalho dos operadores humanos, conseguimos penetrar de uma forma mais abrangente no mailing. Também conseguimos aumentar 15% do que estávamos fazendo de pagamentos, devido às ações frias e digitais para reforço do acordo gerado, o que é bastante positivo no cenário atual de crise que estamos enfrentando em todo o país”, afirma o executivo.

Diante desse contexto, é possível observar que há uma grande demanda do mercado por um maior investimento em ações de cobrança efetivas, já que este setor é que irá conseguir realizar a manutenção dos caixas financeiros e garantir a sustentabilidade das empresas nesse momento de pandemia.

Para ter acesso a uma assessoria eficiente em momentos de taxas de inadimplência elevadas ou para implantar uma gestão de prevenção de dívidas em sua empresa, clique AQUI para entrar em contato com um especialista de cobrança da Meireles e Freitas e fazer uma experiência com seus produtos e serviços. 

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/cobranca-2/aumento-da-inadimplencia-com-tres-meses-consecutivos-de-crescimento-a-taxa-de-brasileiros-devedores-chega-a-66-7-117883/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: